Top 1 na Bahia, a Capital do Oeste terá ainda mais qualidade de vida com o Parque Natural Eng° Geraldo Rocha

Considerada a melhor cidade da Bahia em gestão, bem-estar, segurança pública, infraestrutura, serviços básicos e prosperidade no ranking de Cidades Inovadoras e Sustentáveis 2023 divulgado pelo Bright Cities ISO 37120, a Capital do Oeste ganhará ainda mais qualidade de vida com a construção e implantação do Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha, Unidade de Conservação de Proteção Integral de Barreiras. As obras, sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura seguem em ritmo intenso e irão garantir um novo e democrático espaço dotado de equipamentos esportivos, áreas de lazer e de preservação da natureza, onde poderão ser vivenciadas práticas sustentáveis, às margens do Rio Grande.

As obras de terraplenagem e estrutura pesada do campo de futebol com 3.200 m2 e da quadra poliesportiva com 1.150m2 estão concluídas, restando agora construção de alambrado, pintura e instalação de traves, cestas e outros itens. Já a pista de Skate com 1.630m2 está modelada e aguarda a concretagem final. A de Pump Track também está pronta, faltando apenas a grama que integra o projeto de paisagismo previsto para ser executado ao fim das obras. A pista de BMX segue em execução com 50 % pronta e a pista de cooper com 2 km está 90% concluída, e a de 1,5 km de ciclovia, com 50%, já dotada de meio fio. O espaço reserva ainda uma arena de areia com 630 m2.

Ao visitar o Parque Natural, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, que esteve acompanhado do secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Lucas Quirino, destacou o projeto que será implantado pela secretaria, ao final das obras de infraestrutura. “Neste momento, o mais visível são as obras de edificações, mas a essência do espaço é a sustentabilidade, por isso na fase conclusiva das obras será executado um amplo projeto de paisagismo em toda área, que, além de embelezar o espaço, vai associar educação ambiental com o envolvimento direto de estudantes de escolas municipais. Sob a orientação de nossa equipe, eles serão responsáveis pela recuperação de áreas degradadas das APP’s aqui existentes e dessa forma, terão na prática, a noção de sustentabilidade que será a essência deste parque”, destacou Demósthenes Júnior.

O plantio de espécies nativas do bioma cerrado será realizado, além das Áreas de Preservação Permanentes (APP’s), em todo o espaço do Parque que compreende um total de 445 mil m². O local está sendo dotado ainda de academia popular, parque infantil que terá animais temáticos como brinquedos, praça, em fase de requalificação, instalação de brinquedos de madeira eucalipto e arvorismo infantil. As obras de infraestrutura contam com portarias, vestiários, quiosques e sanitários. Todo o sistema de drenagem já foi concluído e um projeto de iluminação em LED garantirá mais beleza e segurança ao local.

Dircom/PMB – 09.08.2023