Segundo dia de Pré-Conferências da Saúde é realizado em Barreiras

Reforçando o compromisso da Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde em oferecer saúde pública de qualidade e humanizada para a população, a pasta, dá sequência à realização das Pré-Conferências, que traz esse ano como tema central “Garantias do SUS e do Controle Social: Desafios e Perspectivas em tempos de pandemia”. Nesta quinta-feira (21), as discussões e propostas sobre o tema aconteceram, pela manhã, no Auditório Arlette Moreno dos Santos, na Escola Municipal Celso Barbosa dos Santos, na Morada da Lua, e a tarde, no Auditório do Colégio de Aplicação Octávio Mangabeira Filho, no Loteamento Rio Grande.

Além da participação popular, o evento contou com a presença dos profissionais da saúde, como a enfermeira da Atenção Básica, Danielly Oliveira, que ressaltou a importância do envolvimento de toda a rede nas discussões. “Aqui estamos com o objetivo de ouvir os anseios da população, e principalmente, discutir as propostas que são apresentadas por eles. Nesse sentido, estamos buscando melhorias na oferta dos serviços de assistências realizadas pelo Sistema Único de Saúde aqui de Barreiras e discutindo a aplicabilidade delas, no nosso dia a dia”, pontuou.

Destaque no tema central, o estímulo ao controle social, implica em incentivar a sociedade a participar da vida pública, enfatizando a viver no coletivo e na busca do bem-estar comum. A enfermeira e especialista em administração dos serviços de saúde e palestrante do dia, Maria Aparecida, destacou o papel da participação da sociedade na administração pública, segundo ela, acompanhando as ações, com o objetivo de assegurar a manutenção dos serviços de atendimento à população.

As Pré-Conferências acontecem em preparação para a 8° Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 25 de outubro, no Plenário Dr. Aroldo Cavalcante, na Câmara de Vereadores.  As discussões dos eixos temáticos: Gestão do SUS, Participação Social, Vigilância em Saúde e SUS – da Atenção Primária à Média e Alta Complexidade, acontecerão na terça-feira (26), das 08h às 12h, no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A partir das 13h30min terá início a apreciação e votação das propostas elencadas.

Para a subsecretária de saúde, Jamille Rodrigues, o momento da realização das Pré-Conferências é democrático para discussão e decisão sobre a Política Municipal de Saúde e destacou a realização da 8ª Conferência Municipal de Saúde. “Nosso objetivo é eleger prioridades para compor o Plano Municipal de Saúde 2022-2025 e entendemos que se trata de um momento ímpar. Muito já foi feito na saúde pública de Barreiras, mas sempre devemos olhar para frente com grandes perspectivas, considerando sempre, a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados à população de Barreiras”, afirmou.

Dircom/PMB 21.10.2021  

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo