Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito em parceria com instituições de segurança pública encerram a Semana Nacional do Trânsito em Barreiras

A Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito encerrou na tarde dessa terça-feira, 25, a Semana Nacional do Trânsito que teve início na última terça-feira, 18, e foi comemorada em todo país com o tema ‘Nós Somos o Trânsito’. O momento foi de palestras e alerta sobre os índices de acidentes no trânsito.

O evento de encerramento contou com presença do secretário de segurança, Luiz Vidal e dos parceiros, inspetor da Polícia Rodoviária Federal Delegacia 10/10, Vanderlúcio Alves, comandante da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, MJ. Wartmann, comandante do 10º BEIC, Ten. Cel. Medeiros, do MJ. Araken, subcomandante do CPRO, Ten. Cel. Camilo Uzêda, presidente da Loja Maçônica Mentes Brilhantes, Geraldo Fernandes, comandante da Guarda Municipal Gilmar Oliveira, diretor de trânsito, Cristiano Rans e do diretor da Universidade do Estado da Bahia – Campus IX, Joaquim Neto.

Com o auditório lotado de estudantes da Escola Municipal Cleonice Lopes, da Escola Municipal Alcyvando Liguori da Luz I e do novo contingente do 4º Batalhão de Engenharia de Construção, as instituições que fizeram parte da campanha realizaram palestras chamando atenção para o comportamento das pessoas no cotidiano do trânsito.

O comandante da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, trouxe dados relevantes de acidentes no trânsito, falou ainda das ações da PRE e dos objetivos estipulados em 2011, na qual governos de todo o mundo se comprometem a tomar novas medidas para prevenir os acidentes no trânsito, intitulada de a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito” que vai até 2020.
“Participamos das ações durante essa Semana do Trânsito com palestras educativas nos espaços escolares, nas empresas, nas autoescolas do município e também com as blitz educativas. Os acidentes no trânsito ferem de 20 a 50 milhões de pessoas por ano, e essas medidas preventivas são muito importante porque contribuem na diminuição do número de vítimas. Os nossos jovens que contemplaram as palestras de modo especial nessa tarde, serão os condutores do futuro e essa consciência deve ser trabalhada constantemente”, disse MJ. Wartmann.

Segundo dados elencados pela Polícia Rodoviária Federal, cerca de 47 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito por ano, o que representa em média, 128 pessoas mortas por dia. A abordagem da PRF também mostrou de forma dinâmica os componentes do trânsito, como os condutores, motoristas, ciclistas, pedestres e dentre outras questões importantes.
Com o questionamento: Como podemos diminuir o número de acidentes e mortes nas estradas brasileira e o que fazer para evitar a violência no trânsito?, o enfermeiro assistencial do SAMU chamou a atenção de todos presentes dentro do tema Trânsito e Saúde, caminhos entrelaçados. A Guarda Municipal enfatizou também sobre os trabalhos realizados pelas equipes no trânsito de Barreiras.

A estudante Ivy Karol prestou atenção em tudo, principalmente nas orientações fornecidas pela equipe da Cootrans que abordou sobre o comportamento diante do semáforo, faixa de pedestre e da sinalização de modo geral.

“Essa tarde foi de aprendizagem e irei passar as informações que tive acesso hoje, para meu pai e tios, porque não se deve ingerir bebidas alcoólicas e dirigir, e também não pode ficar olhando o celular enquanto estiver na condução do carro”, disse Ivy.

De acordo com o secretário de segurança cidadã e trânsito, Luiz Vidal, as ações realizadas especificamente na Semana do Trânsito seguem até o final do mês com visitas às escolas e mais blitz educativas em pontos estratégicos do município.

“Foi uma semana especial, conseguimos junto aos parceiros, passar informações precisas e especificas aos cidadãos sobre as consequências de maus hábitos no trânsito. Os números apresentados pela PRE e PRF foram relevantes, e consideramos importante possibilitar o acesso à educação no trânsito, para que possamos ter um trânsito mais seguro, dessa forma, essas ações seguem até o final do mês em todo município”, disse Vidal.