Secretaria de Segurança Cidadã de Barreiras abre Semana do Trânsito 2023 e reforça ações de conscientização

Com o tema “No trânsito, escolha a vida!”, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito iniciou nesta segunda-feira (18), a Semana Nacional de Trânsito 2023 na Capital do Oeste. O evento que aconteceu no Centro Integrado de Segurança e Trânsito (CIST) reuniu os órgãos de segurança pública que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, como a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Coordenação Municipal de Trânsito (Cootrans) e a Guarda Civil Municipal (GCM), além de educadores e estudantes municipais.

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito acontece todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro com o objetivo de promover uma reflexão de condutas mais seguras e adequadas no trânsito. Ao longo de toda essa semana, a Secretaria irá realizar ações para chamar a atenção da sociedade com palestras e blitz educativas. Na segunda-feira (18), a atividade educativa aconteceu na Avenida José Bonifácio com os estudantes da Escola Semear. Já nesta terça-feira (19), a ação educativa aconteceu na empresa Sirtec.

“Todos os anos, as equipes da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras através da Cootrans, se programam para intensificar essas ações positivas durante toda essa semana, para que a cada dia, possamos ter um trânsito melhor, com condutas seguras e mantendo o respeito diário no trânsito. Em 2017 tínhamos uma frota de 67 mil veículos licenciados, e hoje, temos uma média de 97 mil veículos, por isso, é essencial manter essa atenção no trânsito, e claro, cumprindo a legislação do Código de Trânsito Brasileiro”, pontuou o secretário Júnior Sampaio durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito.

O evento contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; diretor da Cootrans, Rondinele Carvalho;  comandante e subcomandante da GCM, João Oliveira e GCM Barbosa;  Ten. Cel. Bispo (4º BEC), Ten. Cel. Ivã Antônio; Cap. Harley (Rondesp/Oeste); Major Aquino (CPRO); Cap. Cléber (17° Batalhão de Bombeiro Militar); Cap. Leno (84º CIPM); Inspetor Cleiton Correia (PRF); também do subsecretário Cristiano Rans;  secretária de Assistência Social e Trabalho, Gabriela Nogueira; secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior; secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Roberto de Carvalho; e ainda, os vereadores Tetéia Chaves, Yuri Ramon, Ivete Ricardi, Valdimiro José, B.I Aires e Francisco Sobrinho.

“O cuidado no trânsito é recorrente, então é necessário ter essas atividades direcionadas constantemente sobre a educação no trânsito, por isso, parabenizamos a Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito por mais essa iniciativa que traz o alerta para o cuidado permanente e a mobilização da sociedade, através das inúmeras ações realizadas no decorrer do ano e reforçadas nessa Semana Nacional, com a participação de todos os órgãos de segurança pública que atuam no nosso município”, ressaltou o vice-prefeito Emerson Cardoso.

Nesta quarta-feira (20), a Cootrans realizará uma blitz educativa às 8h, na Rua Cel. Magno nas imediações da Praça Castro Alves.

Dircom/PMB – 19.9.2023