Secretaria de Saúde de Barreiras esclarece sobre o fornecimento de passagens via TFD no município

Diante de dúvidas e questionamentos trazidas pela população acerca de eventual suspensão no fornecimento de passagens para pacientes, por meio do Programa de Tratamento Fora Domicílio (TFD) no Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que o serviço continua sendo disponibilizado no município, assim como as acomodações dos pacientes na Casa de Apoio, custeada pela Prefeitura em Salvador.

A Secretaria de Saúde esclarece ainda que as restrições com relação ao fornecimento de passagens por meio do programa TFD, estão relacionadas à regulação médica – fato definidor do benefício – e ainda, à atitude unilateral do Governo do Estado que suspendeu o repasse de recursos para os municípios com esta finalidade, fazendo com que as prefeituras tenham que suportar sozinhas essa demanda, levando vários municípios a suspenderem totalmente a disponibilização de passagens.

Sensível a necessidade dos pacientes que precisam desse tipo de benefício, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, seguirá envidando todos os esforços necessários para manter o fornecimento de passagens, por meio do TFD, de modo que o benefício alcance um número cada vez maior de pacientes.

Dircom/PMB – 27.11.2023