Secretaria de Agricultura e Tecnologia inicia plano de assistência técnica e extensão em comunidades rurais de Barreiras por meio do Projeto Vale Produtivo

Dando continuidade às ações do Projeto Vale Produtivo – maior programa de fomento à agricultura familiar da região Oeste da Bahia, a Secretaria de Agricultura e Tecnologia de Barreiras deu início ao Plano de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) referente ao ano agrícola 2021/2022. A iniciativa prevê viabilizar serviços, materiais e insumos de apoio ao homem do campo, com o preparo de solo e distribuição de calcário junto às propriedades rurais do município.

“A ação é realizada a partir de planejamento prévio e demanda levantada por associações de produtores rurais diante de ofício entregue na secretaria”, explica o secretário de Agricultura, José Marques. De acordo com ele, 12 frentes de trabalho estão responsáveis pelo preparo de solo em comunidades de Barreiras, divididas em sete eixos macro. “Nossa equipe técnica visita estes agricultores levando informações e orientações, em 2020, mais de 1.170 famílias que moram no campo foram contempladas com o Projeto Vale Produtivo, este ano, já ampliamos a ação”, lembra.

Os trabalhos se concentram no Eixo Rio Branco junto às comunidades de Melancia, Palmeira, Nova Vida, Pedra de Amolar, Mangabeira, Lamarão, Vau do Teiú, Brinquinho, Retiro, Cabeceira do Sucuriú, Marimba, São Vicente, Canto Grande e Chico Preto. Eixo Rio de Pedras no Assentamento Santa Rita 1, Assentamento Santa Rita 2, Melancia do Rio De Pedras, Cajuarana, Cachoeira do Rio de Ondas, Campo Erê, Rio de Pedras, Capão Redondo, Mata do Puba, Abacaxi, Vereda Seca, Limoeiro e Assentamento Rio de Ondas; E ainda no Eixo da BR 242 que compreende a Fazenda Água Vermelha, Sítio da Barriguda, Boa Vista, Sapé, Saco, Nanica, Beira Rio, Brejo Redondo, Vereda das Lajes, Km 30 e Km 32, e Acampamento Zequinha Barreto.

Assistência Técnica – Como forma de garantir uma assistência técnica individual e continuada aos agricultores do município, a equipe da Secretaria de Agricultura realiza atendimentos individuais junto às comunidades de Nanica, Assentamento Ilha da Liberdade, Km 30, Buqueirão do Justinho, Buqueirão do Rodrigues, Barrocão, Bezerro e Assentamento Santa Rita. Nestas localidades os profissionais repassam instruções sobre adubação e calagem, manejo de pragas e doenças, manejo sanitário e nutricional de rebanhos, entre outros.

“O serviço de assistência técnica sempre foi uma carência para o pequeno produtor. Estamos muito satisfeitos com essa visita dos técnicos da prefeitura em nossas propriedades, é a primeira vez que tenho orientação de um médico veterinário na minha propriedade” diz a presidente da Associação de Produtores Rurais do Assentamento Santa Rita II, Eleni Pereira.

Dircom/PMB – 22.11.2021

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo