Reitora da Universidade Federal da Oeste da Bahia destaca cultura e extensão em Barreiras

foto2

Nomeada pelo Ministro da Educação Aloísio Mercadante desde 1º de julho como Reitora Pro Tempore da Universidade Federal do Oeste da Bahia, a professora da UFBA Iracema Veloso participou, na última sexta-feira, da abertura da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, no Colégio Municipal Padre Vieira. Durante seu pronunciamento, enfatizou o papel que a universidade deve desempenhar junto à comunidade.

Segundo ela, a Universidade do Oeste da Bahia é resultado da luta e do desejo do povo da região e em reconhecimento a este anseio popular, tem o compromisso de contribuir decisivamente para o desenvolvimento regional. “Em conjunto com a prefeitura vamos trabalhar para que todos os nossos jovens tenham acesso ao ensino. Nosso grande desafio é oferecer a esses jovens não só uma profissão, mas, principalmente, formá-los para a cidadania, porque é isso que vai proporcionar o desenvolvimento dessa região. Nossa entrada vai ser pelo Enem e pelo Sisu, isso permite que o estudante faça prova em seu próprio município sem ter que gastar para isso. Estamos de braços abertos para recebê-los”, disse.

A reitora assegurou que no segundo semestre de 2014 todos os novos campis criados estarão em funcionamento e destacou o problema enfrentado pela instituição na atração e permanência de professores para cidades do interior. “Sabemos da dificuldade de trazer professores para estas regiões, eles vêm muitas vezes de grandes centros, com mestrado e doutorado em grandes universidades. Então temos o compromisso de fazer projetos para trazer esses docentes e manter eles aqui. Nós queremos a parceria do município para desenvolvimento de atividades culturais. É importante não só para quem vem de fora, mas para toda a comunidade. Já mantivemos agenda com o secretario estadual de cultura Albino Rubim, que sinalizou em trazer atividades culturais. Estamos imbuídos de trazer não só o ensino, a pesquisa, a extensão, a criação, a inovação tecnológica, como também, abrir essa universidade para a participação popular.”

foto1

Esta abertura da universidade para a comunidade foi bastante destacada pela reitora. “A gente quer uma universidade de excelência, próspera, sustentável, antenada com todos os anseios e com grande investimento em tecnologia. Estamos planejamento grandes projetos de extensão porque queremos uma universidade de portas abertas para a comunidade, com programas para jovens, para a terceira idade, com programas de pós-graduação para que a gente possa oferecer uma universidade de qualidade e que nos orgulhe. Nós temos uma agenda aberta para a comunidade, estamos aqui para discutir, receber as pessoas, todo e qualquer cidadão pode me procurar e me visitar, estamos preocupados em conhecer as histórias da região e fazer as publicações dessas histórias.”.

Conheça a reitora: Professora da Escola de Nutrição da UFBA e Pesquisadora do Programa Integrado em Saúde Ambiental e do Trabalhador, Iracema Veloso é graduada em Nutrição com mestrado e doutorado em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia Ainda na UFBA, foi Diretora da Faculdade de Nutrição e, até esta data, Pró-Reitora de Planejamento.