Prefeitura de Barreiras suspende divulgação do Boletim Epidemiológico Covid-19

A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que o Boletim Informativo Coronavírus (Covid-19) nº 813, publicado em 21 de junho de 2023, foi o último a ser divulgado semanalmente. A decisão de suspender a publicação semanal do boletim decorre da situação de controle do quadro epidemiológico da doença, amparado na posição da Organização Mundial de Saúde (OMS) que declarou o fim da emergência sanitária global por causa da Covid-19, bem como, pela declaração do Ministério da Saúde pelo fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional causada pela pandemia da Covid-19 no Brasil.

No auge da pandemia, os Boletins Informativos contendo os números da Covid-19 em referência a casos notificados, confirmados, recuperados, em isolamento domiciliar, casos internados e o número de pessoas vacinadas contra a covid-19 eram publicados diariamente. Com a redução gradativa das contaminações devido ao avanço da vacinação no município, essa notificação passou a ser comunicada semanalmente. Atualmente, não há registros de casos graves de internações, agravamento e óbitos pela doença.

Assim, com a melhora no cenário epidemiológico no mundo, no país e consequentemente, em Barreiras, a publicação semanal do boletim não se faz mais necessária. No município, mais de 144 mil pessoas já tomaram a primeira dose e mais de 130 mil receberam a segunda dose dos imunizantes. A Secretaria de Saúde de Barreiras, por meio da Vigilância Epidemiológica (Viep), seguirá monitorando o quadro, bem como manterá a imunização da população com as demais doses da vacina, inclusive com o reforço bivalente em todas as 27 salas de vacinação. As orientações para os cuidados individuais permanecem, como higienização das mãos, o uso de máscaras para pessoas com sintomas gripais e ainda, a conclusão do ciclo vacinal.

Barreiras – BA, 22 de junho de 2023.

Jamile Rodrigues
Secretária Municipal de Saúde