Prefeitura de Barreiras realiza mais uma etapa de Cirurgias Eletivas Pediátricas no Hospital Municipal Eurico Dutra

Fazendo parte das ações em comemoração ao mês das crianças, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde dentro do Projeto Saúde Humanizada, realizou na manhã deste sábado (16), mais uma etapa de cirurgias eletivas pediátricas, no Hospital Municipal Eurico Dutra. Com um ambiente todo decorado com balões e personagens infantis, as crianças foram recepcionadas com muita alegria, amor e carinho pela equipe médica.

Segundo a diretora administrativa do Hospital Municipal Eurico Dutra, as crianças que estão sendo submetidas ao procedimento cirúrgico, foram previamente reguladas e contatadas pela Central Integrada de Regulação – CIR. “Para a realização dessas cirurgias eletivas pediátricas, tivemos um cuidado especial em preparar toda a estrutura hospitalar para essas crianças. Para esse momento, estamos com procedimentos de biópsias, cirurgias de hérnia e exérese de cistos. São crianças entre 01 e 13 anos que foram devidamente reguladas. É importante destacar o quanto nos sentimos felizes com a realização dessas cirurgias, mais uma ação da saúde humanizada, integrada e inovadora de Barreiras”, destacou Julianne Furtado.

Pais e responsáveis estavam ansiosos para o momento do procedimento cirúrgico, como a Dona Juvenir Santos, mãe da pequena Jaine Santos, de 08 anos. “Estou muito feliz por ter chegado esse momento, devido a pandemia, as cirurgias estavam suspensas, mas graças a Deus estão retornando. Eu agradeço muito aos profissionais de saúde deste hospital que nos receberam tão bem, e muito bom você ser atendida de forma especial, principalmente nesse momento em que ficamos tão ansiosos pelos nossos filhos. Só tenho a agradecer”, disse Juvenir.  As cirurgias foram realizadas pelos cirurgiões, Dr° Angevaldo Lima e Dr° Ageu Valverde, assistidos por toda uma equipe de profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem do HMED.

Para a subsecretária de saúde, Jamile Rodrigues, que acompanhou a recepção às crianças, acompanhada do vice-prefeito e secretário de planejamento, Emerson Cardoso, esse retorno das cirurgias eletivas pediátricas, faz parte de um conjunto de ações que visa diminuir a demanda reprimida de cirurgias causada pela pandemia da Covid-19. “O nosso objetivo é proporcionar um momento especial para as nossas crianças, antes e após procedimento cirúrgico. Devido a pandemia da Covid-19, as cirurgias eletivas foram suspensas e a Secretaria de Saúde ficou com demandas reprimidas, com o retorno, vamos reduzindo esse número, cada vez mais. Nossa equipe se empenhou em acolher e proporcionar bem-estar aos pais e, principalmente, às crianças que estão nesse hospital. Ao final de cada procedimento, as crianças receberam presentes e um certificado de coragem anexado às instruções do pós-operatório”, destacou a subsecretária.

Dircom/PMB 16.10.2021