Prefeitura de Barreiras mantém alerta e articula ações para combater arboviroses

Com foco na prevenção contra as arboviroses, muito comum no verão, a Secretaria de Saúde de Barreiras realizou na semana passada reuniões para alinhar o planejamento estratégico para 2024 no combate ao Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, zika, chikungunya e a febre amarela. Como acontece todos os anos, nesse período há uma tendência de aumento nos casos das arboviroses, por isso na reunião realizada na sede da Secretaria, ficou definido que a partir do dia 19 de fevereiro as ações serão intensificadas com mutirões de combate ao mosquito.

Participaram do encontro a secretária e subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues e Juana Jamile; a subsecretária de Infraestrutura, Luzeni Santos; coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Andrea Manheze; coordenador da Vigilância Sanitária, Canuto Aires; coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Angélica; coordenadora da Vigilância Ambiental, Juliana Paixão, demais coordenadores e representantes da Secretaria.

“Nosso objetivo é fortalecer as ações integradas realizadas pela Prefeitura de Barreiras principalmente neste período em que as arboviroses ficam mais em evidência. Tanto a dengue como a zika, chikungunya e a febre amarela são doenças que requerem atenção de todos, por isso, vamos intensificar o trabalho com os mutirões. Mas é fundamental a contribuição da população, essas são doenças que todos podem e devem ajudar a combater, por isso, pedimos a atenção dos moradores para ações simples, mas que são altamente eficazes contra o mosquito, como evitar água parada em vasos e pneus velhos, manter as caixas d’água bem cobertas, colocar areia nos pratinhos das plantas, manter piscinas limpas, tampar as lixeiras e colocar as garrafas de boca para baixo, entre outros cuidados”, explica Jamile Rodrigues, secretária de Saúde.

Na terça e quarta-feira (30 e 31), a pauta foi estendida para os coordenadores enfermeiras das Unidades de Saúde e para os médicos que atuam na Atenção Básica do município, que contou com a participação especial do médico infectologista, Jorge Luiz Abrahão, abordando sobre os sinais e como proceder no atendimento à pacientes com sintomas das doenças. Na oportunidade, também foi abordado sobre o manejo e fluxo de atendimento para arboviroses em Barreiras.

Dircom/PMB – 5.2.2024