Prefeitura de Barreiras fará interdição no período noturno em perímetro da BR 242

Mediante autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), a Prefeitura de Barreiras fará, a partir desta quinta-feira (23), a interdição do perímetro da BR 242, compreendido entre a rotatória do Galego Lanches e a bifurcação da Rotatória da Câmara de Vereadores. O fechamento será entre as 19h30min e 05h30min, para que a população possa usufruir do espaço para a prática de atividades físicas e de cuidados com a saúde.

A interdição foi possível após a Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito realizar um estudo no local e entregar este documento ao DNIT, juntamente com o pedido de fechamento. “Fizemos, durante uma semana, a contagem dos veículos com a pista aberta, depois, também por uma semana, a mesma contagem com a pista fechada. Tudo isso, acompanhado por um representante do DNIT. Ficou claro que o fechamento da BR no horário proposto não causaria transtornos para os motoristas”, detalha o secretário, Júnior Sampaio.

Outros fatores foram considerados, como por exemplo, os conflitos existentes entre ciclistas, pedestres e motoristas naquele trecho, uma vez que muitas pessoas insistiam na prática de atividades físicas mesmo com o trânsito normal, aumentando o risco de acidentes. O fechamento do Parque Engenheiro Geraldo Rocha para reforma e adaptações necessárias à instalação do futuro Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha, também contribuiu, pois, muitos usuários ficaram sem opções de espaços para a prática de exercícios.

Para garantir a segurança e a orientação dos condutores e pedestres que se depararem com o fechamento do trecho da BR 242, no primeiro dia da interdição duas viaturas da Coordenação de Trânsito (Cootrans) ficarão nas extremidades do percurso e uma viatura da Guarda Civil Municipal estará posicionada próxima à parada de coletivos (em frente à Sacola Cheia), auxiliando na organização do trânsito.

Outra ação realizada pelas equipes da Secretaria de Segurança Cidadã, nesta quinta-feira (23), será uma panfletagem com orientações educativas direcionadas a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas em geral. A iniciativa integra a Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 deste mês) que tem como tema central: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas” e chama atenção para o papel e a responsabilidade de cada um nas ruas, enquanto condutores e pedestres.

Dircom/PMB – 22.09.2021