Prefeitura de Barreiras apresenta o Programa Municipal de Gestão de Processos para servidores

Nesta sexta-feira (22), a Prefeitura de Barreiras através das Secretarias de Planejamento e Administração, apresentou o Programa Municipal de Gestão de Processos, destinado aos servidores públicos e que visa orientar as práticas de gestão por processos no âmbito municipal. O lançamento que contou com a participação do prefeito Zito Barbosa, do vice Emerson Cardoso, secretários, subsecretários e demais servidores, aconteceu no auditório João do Biriba da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo.

O secretário de planejamento e vice-prefeito Emerson Cardoso, abriu os trabalhos falando da importância do Programa Municipal de Gestão de Processos e sua relevância para a continuidade do desenvolvimento da Capital do Oeste. “Percebemos a necessidade de alinhar conhecimento, procedimentos, rotina e sobretudo, assumir responsabilidades com as questões públicas, assim, esse Manual entregue e detalhado hoje favorecerá no aprimoramento sobre os conhecimentos da gestão pública municipal. Em sua elaboração, ouvimos vários técnicos e profissionais do município para chegar a esse alinhamento importante e necessário para as ações rotineiras na Prefeitura”, pontuou Emerson Cardoso.

As orientações contidas no Manual de Gestão de Processos destinado aos servidores, que atuam entre outros com os processos de Compras/Licitação e Termo de Referência, tiveram seus detalhamentos elencados pelo controlador geral do município, Aldir Resmini e o procurador geral adjunto do município Dr. Bruno Almeida que na oportunidade apresentaram os principais apontamentos em processos de licitação e pagamentos, bem como pela assessora Mayara Ledo e o assessor jurídico Dr. Vinícius Vivas, que abordou os detalhes jurídicos do Programa Manual de Gestão de Processos.

Ao longo das próximas semanas a Prefeitura realizará encontros com objetivo de capacitar servidores públicos, promovendo a compreensão de aspectos essenciais do planejamento e gestão da execução orçamentária financeira do município, que serão distribuídos em cinco módulos, sendo: Planejamento e Finanças; Orçamento Público; Planejamento de Compras Públicas; Planejamento de Prestação de Serviços e Obras, e Execução Orçamentária.

Para o prefeito Zito Barbosa, continuar com o foco no desenvolvimento do município é necessário planejamento de gestão de processos, sendo a eficiência um dos princípios basilares da administração pública, essa também primordial na gestão municipal. “Na última quarta-feira (20), fomos premiados como o melhor município da Bahia em eficiência fiscal e transparência através do Prêmio Band Cidades Excelentes e estamos muito felizes com essa conquista, por isso que hoje lançamos esse Programa Municipal de Gestão de Processos com foco na capacitação dos nossos servidores, para nos aperfeiçoarmos cada vez mais e continuar fazendo de Barreiras referência na Bahia e no Brasil, avançando cada vez mais, porque Barreiras é o nosso orgulho e o nosso futuro”, concluiu Zito Barbosa.

Dircom/PMB – 22.10.2021