Prefeitura de Barreiras apoia Ação Cívico Social do 4º BEC no Barreiras I

Durante a manhã de sábado (11), moradores da Vila Rica, Barreiras I, São Matheus, bairros adjacentes e estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil Areolina Cardoso, localizado no Barreiras I, saíram da rotina ao participar da Ação Cívico Social promovida pelo 4º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), que levou uma série de atividades para as crianças, famílias e toda a comunidade. A realização do trabalho contou com a parceria da Prefeitura de Barreiras, por meio das Secretarias de Assistência Social e Trabalho, Infraestrutura, Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Agricultura e Tecnologia e da Saúde, e ainda do 17º Batalhão de Bombeiros Militar, Polícia Militar, e o Serviço Social do Comércio (SESC).

O prefeito Zito Barbosa esteve presente ao lado do comandante do 4º Bec, Ten Cel Erevelton Kosciureski; da subsecretária de Assistência Social e Trabalho, Maritânia Gonçalves; do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demosthenes Junior; secretário de Infraestrutura, João Sá Teles; da coordenadora da Educação Empreendedora, Mônica Patrícia; do líder comunitário, José Carlos de Souza; da diretora e a vice-diretora do Centro Infantil, Claudiane Miranda e Queila Gomes, respectivamente, e dos vereadores, Otoniel Teixeira e Valdimiro José.

O Centro Municipal de Educação Infantil Areolina Cardoso atende 382 crianças de 2 a 5 anos, quem foi para a Ação participou de atividades lúdicas acompanhadas com muita música. De acordo com o comandante do 4º BEC, Erevelton Kosciureski, a Ação que voltou a ser promovida depois da pandemia é uma forma do Batalhão, instalado em Barreiras há 51 anos, mais uma vez contribuir para o desenvolvimento da sociedade, destacando a importância das parcerias das instituições e dos voluntários.

“O Barreiras I é um bairro vizinho localizado ao leste do Batalhão e temos uma aproximação com ele, achamos justo contribuir de forma concreta. A maneira mais interessante que encontramos foi trabalhar diretamente com as crianças, pois acreditamos que realmente são o futuro do nosso país e, decidimos pela escola que atende a comunidade. Queremos oferecer às crianças a possibilidade de uma prosperidade e conforto maior para que tenham melhores condições de aprender e crescer como excelentes cidadãos”, comentou o comandante.

Além das atividades recreativas, foram inseridas nas ações desenvolvidas o plantio de árvores, educação para o trânsito e alistamento militar; corte de cabelo; atendimentos médicos e odontológicos, aferição de pressão arterial e testes rápidos. Houve ainda, exposição de materiais de uso do Exército Brasileiro e viaturas, também da Polícia Militar. O projeto começou a ser desenvolvido no Centro Infantil no mês de outubro e o 4º BEC deixou uma horta pronta, 60 mudas de planta, organizou o pavilhão para hasteamento das Bandeiras e vai contribuir com a entrega de materiais pedagógicos.

“É uma ação importantíssima do 4º BEC junto com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e o SESC, em parceria com a Prefeitura, por meio de algumas das nossas secretarias, principalmente a de Assistência Social. Este é um dia muito especial para os moradores do Barreiras I e bairros adjacentes. Esse trabalho mostra a importância da parceria entre o poder público e estas instituições, para a cidade, e de um modo especial para as crianças. Agradecemos ao comandante do 4º BEC, juntamente com toda a sua equipe pelo grandioso evento. Fiquei realmente muito emocionado e alegre com o que vi aqui, a presença de todos proporciona um diferencial na conscientização das nossas crianças e adolescentes”, comentou o prefeito Zito Barbosa.

Dircom/PMB – 13.11.2023