Prefeito Zito Barbosa e secretários participam da Waste Expo Brasil 2021, em São Paulo

Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre as soluções em resíduos sólidos, o prefeito Zito Barbosa, juntamente com o chefe de gabinete, Jeferson Barbosa, do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, e ainda o vice-presidente do CONSID e prefeito de Santa Rita de Cássia, Zezo Aragão e a secretaria executiva, Erica Seixas, participam da Waste Expo Brasil 2021, em São Paulo, considerado o único evento no país totalmente focado em resíduos sólidos, limpeza pública e na geração de energia através dos resíduos e que apresenta as mais recentes tecnologias, máquinas e equipamentos na gestão integrada de resíduos.

Assegurar o tratamento e a destinação dos resíduos sólidos urbanos e da construção civil é uma das metas da Prefeitura dentro do Programa Barreiras 2030 Cidade do Futuro, incluindo as práticas de hábitos sustentáveis de consumo e instrumentos que incentivem a reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos sólidos. A Waste Expo Brasil apresenta o que há de mais moderno para a realização dessa política pública com ações relacionadas ao saneamento, como o abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem das águas pluviais, sistemas de coleta e a disposição final adequada dos resíduos sólidos urbanos.

De acordo com o prefeito, o município está se preparando para a implantação do Sistema de Gerenciamento e Tratamento Sustentável dos Resíduos, o que impactará positivamente na educação ambiental e na geração de empregos.

“Em fevereiro deste ano, nós realizamos uma Consulta e Audiência Pública sobre o projeto de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Barreiras – GIRS, na oportunidade apresentamos o sistema para modelagem e estruturação do gerenciamento do recebimento, tratamento, destinação final de resíduos sólidos urbanos e da disposição ambientalmente adequada de rejeitos. Contemplando dentre outros itens, a implantação de uma central de gerenciamento e tratamento de resíduos que vai atender os dispositivos da Política Nacional de Resíduo Sólido e o novo Marco Legal do Saneamento, e estamos aqui na Waste Expo Brasil 2021, buscando ampliar nossos conhecimentos sobre as mais modernas tecnologias para aprimorar as intervenções que precisamos realizar no município, tenho certeza que esses conhecimentos adquiridos irão somar na implantação da Central de Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos de Barreiras”, destacou Zito Barbosa.

Dircom/PMB – 26.10.2021