Outubro Rosa: Secretaria de Assistência Social e Trabalho realiza atividade no Barrocão de Baixo

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou na última quarta-feira (20), mais uma atividade voltada ao Outubro Rosa. Dessa vez, uma palestra na Unidade Básica de Saúde Gerson de Freitas Lima, no Barrocão de Baixo, zona rural de Barreiras, chamou a atenção das mulheres para o autocuidado e sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A ação foi conduzida pela equipe técnica volante do Centro de Referência da Assistência Social CRAS II, assistente social Pâmylla Miranda, psicóloga Laís de Souza, além da enfermeira Valdelina Nogueira, que destacou a importância do autocuidado e da atenção aos sinais que o corpo dá. “É muito importante que haja atividades como essa de levar a informação para quem não tem, ou o acesso é mais restrito. Além de falar sobre o autoexame e os cuidados que as mulheres devem ter com a saúde, reforçamos a valorização da mulher, da autoestima, fazendo a diferença para quem precisa, e isso vale não só para quem tem diagnóstico de câncer de mama ou outra patologia”, ressaltou a enfermeira.

As mulheres que estiveram presentes na Unidade de Saúde Gerson de Freitas Lima receberam brindes e o formato impresso do Guia de Políticas Públicas de Proteção às Mulheres de Barreiras, a cartilha traz orientações, telefones de instituições representativas e protetivas, composição da Rede de Proteção para a mulher e o passo a passo para ter acesso à Rede Pink.

Dircom/PMB 22.10.2021