Mutirão de mamografia em Barreiras vai garantir atendimento a mais de 1.500 mulheres

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (22), um grande mutirão de mamografias, visando atender mais de 1500 mulheres da sede e zona rural. A ação, fruto da parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tem como objetivo o rastreamento precoce do câncer de mama e está sendo realizado no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida e segue até o dia 02 de fevereiro.

Todas as pacientes foram previamente agendadas nas unidades básicas de saúde próximas às suas casas e encaminhadas para a realização do exame a partir de um cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde. “Tivemos o cuidado de informar as mulheres do nosso município para buscarem as Unidade de Saúde nos dias 11, 12, 15 e 16 de janeiro, para realizarem o agendamento e a partir daí montamos um cronograma para que todas possam ser atendidas com tranquilidade”, destaca o coordenador da Atenção Básica, Ari Donizete.

O primeiro dia do mutirão, nesta segunda-feira, atendeu pela manhã as pacientes da Unidade Básica de Saúde Gerson de Freitas Lima, que fica no Barracão de Baixo. À tarde, serão beneficiadas as pacientes da unidade Dr. Eduardo Medrado, do Loteamento São Paulo. De acordo com a secretária de Saúde de Barreiras, Jamile Rodrigues, em Barreiras a maior demanda se concentra em mulheres com idade a partir de 40 anos. No entanto, a ação abrange o público-alvo de 40 a 69 anos.

“Nossa meta é zerar a fila de espera para a realização do exame de mamografia garantindo a todas as mulheres na faixa etária indicada, prevenção com o diagnóstico precoce e um acompanhamento de qualidade, quando necessário. Esta iniciativa visa, em conjunto com os demais mutirões realizados frequentemente pela Secretaria de Saúde, ampliar nossa oferta de serviços na saúde, dando assim celeridade nos atendimentos para assegurar o cuidado com a saúde das mulheres e seus familiares em nosso município”, concluiu a secretária.

Dircom/PMB – 22.1.2024