Mutirão de consultas e exames marca o Dia D da Campanha Novembro Azul, em Barreiras

A campanha contra o câncer de próstata, em Barreiras, vai até o dia 30, próxima quinta-feira, e as ações de conscientização para que os homens abracem a proposta do município que é levar o maior número possível para a realização de consultas e exames foram intensificadas no sábado (26), quando a Secretaria de Saúde realizou o dia D da Campanha Novembro Azul, que este ano traz o tema “O cuidado com a saúde também é papo de homem”. No Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH) foram ofertados serviços de consultas urológicas de rastreio, pequenas cirurgias e testes rápidos – HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além da verificação de glicemia.

Para atender ainda melhor quem procurou os serviços do CEAH, os homens foram acolhidos num espaço bem lúdico. “Estamos bastante contentes com a Campanha Novembro Azul porque esse ano, realmente, os homens estão buscando os serviços. A previsão era realizar 700 exames laboratoriais para PSA total, mas muitos homens têm comparecido às unidades procurando os exames, então, isso nos deixa bastante felizes. Como temos mais esta semana para finalizar outras ações, a expectativa é de que vamos alcançar a meta e vermos mais homens cuidando da sua saúde”, afirma a secretária de saúde, Jamile Rodrigues que esteve no local junto com o coordenador do CEAH, José Itamar .

O prefeito Zito Barbosa, também acompanhou o dia D da Campanha Novembro Azul. “Ficamos felizes com a procura dos homens pelos serviços para prevenir contra o câncer de próstata e outras doenças, ao mesmo tempo, temos a informação de que alguns, realmente, vão precisar de tratamento. É por isso que reforçamos o nosso pedido para que todos se conscientizem, para que todos vocês homens procurem o CEAH. O atendimento continua, não somente no Novembro Azul. Temos aqui profissionais para atender a todos que buscam a prevenção, evitando agravar uma doença que pode ser diagnosticada no início e o tratamento ser bem mais fácil. Que possamos continuar nos prevenindo. Agradeço a equipe da saúde por esse trabalho que Barreiras e região tanto precisam”, conclui o prefeito Zito Barbosa.

Dircom/PMB – 27.11.2023