Meio Ambiente e Sustentabilidade: Mutirão de limpeza do Rio Grande encerra ações da Semana do Cerrado em Barreiras

Pelo sexto ano, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, com apoio das instituições parceiras, realizou neste sábado (23), mais um mutirão de limpeza do Rio Grande, encerrando as ações da Semana do Cerrado 2023. O cuidado com um dos maiores afluentes do Rio São Francisco é permanente, e apesar de toda essa atenção, o Rio Grande ainda sofre com o depósito de lixo em suas águas. Esse ano, uma média de 10 toneladas de entulhos e lixo foram retirados durante a limpeza realizada no entorno do Cais e do Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha.

A mobilização voluntária inserida dentro do Projeto Barreiras Verde e Sustentável, contou com apoio do 4° Batalhão de Engenharia e Construção (4ºBEC); Corpo de Bombeiros; PrevFogo; Empresa MM; Embasa; UFOB; Master Reciclagem; Associação de Pescadores Artesanais da Bacia do Rio Grande; Clube Náutico; Projeto a Roça é uma Mãe; também da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes e Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito.

“Com mais esse mutirão de limpeza do Rio Grande, estamos encerrando as ações em comemoração a Semana do Cerrado em nosso município e como sempre contamos com importantes parceiros do poder público, sociedade civil e setores empresariais. Esse é um projeto muito bonito e traz sempre essa reflexão do que fazemos com o Rio Grande, considerado o maior patrimônio natural da Bahia e contribui para a vazão do Rio São Francisco. Nesta edição, a Prefeitura de Barreiras chama mais uma vez a atenção da população para a necessidade de cuidar e preservar o nosso Rio Grande”, relatou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior.

Durante a remoção foram encontrados dentro do Rio, objetos como sofás, televisão, celulares, cadeiras, bicicleta, manequins, garrafas de vidro, latinhas de refrigerante, pneus e outros resíduos eletrônicos. A ação contou com os barcos da Fiscalização Ambiental das Águas da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, os mergulhadores do Corpo de Bombeiros e Grupo de Mergulho Amigos da Pesca.

Acompanhando a força-tarefa, o prefeito de Barreiras agradeceu o empenho dos parceiros em mais essa ação e durante toda a Semana do Cerrado, chamando a atenção da população para a preservação do meio ambiente e do Rio Grande. “Essa é mais uma tarde de muita alegria, e com grande satisfação que participamos de mais um mutirão de limpeza, que conta com vários parceiros que abraçam essa causa em favor deste que é um dos nossos maiores patrimônios, o nosso Rio Grande. Agradeço a todos pelo apoio lado a lado com a Prefeitura para que possamos cuidar dessa dádiva de Deus, que banha nossa cidade. Deixo aqui minha mensagem de alerta à toda população para que tenham, diariamente, esse mesmo cuidado e amor pelo nosso Rio Grande e nos ajude a preservá-lo”, ressaltou Zito Barbosa.

A ação contou ainda com a participação e colaboração do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; subsecretária de Meio Ambiente, Marisa Costa; presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues; vereadores Otoniel Teixeira; Tetéia Chaves, B.I Aires, Valdimiro José, Hipólito dos Passos, também dos secretários João Sá Teles (Infraestrutura), Roberto de Carvalho (Indústria), o subcomandante do 4º BEC Ten. Cel. Bispo; o coordenador de educação ambiental, Ronaldo Ursulino e equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Dircom/PMB – 25.9.2023