Logística Reversa: Dia D de Coleta de Resíduos Eletrônicos marca Semana do Cerrado, em Barreiras

No dia 11 de setembro, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, deu início à Semana do Cerrado em Barreiras que este ano tem como foco a conscientização para a importância do descarte correto de resíduos eletrônicos, por isso, no último sábado, 16, em parceria com a empresa Master Reciclagem e demais instituições foi realizado o dia D da coleta, quando a população teve a oportunidade de entregar equipamentos eletrônicos inutilizáveis. O projeto desenvolvido é para evitar que o meio ambiente como um todo, seja prejudicado com o descarte feito de forma desordenada.

O ponto de coleta foi montado na Praça Landulfo Alves, mas o trabalho continua durante toda esta semana nas escolas. A previsão é que o município recolha 15 toneladas de resíduos eletrônicos até o próximo sábado, 23, dia em que acontece o encerramento da Semana do Cerrado com o tradicional Mutirão de Limpeza do Rio Grande. A conscientização está sendo feita junto às instituições de ensino públicas e privadas, incluindo Universidades, empresas e institutos.

“Com esse projeto de logística reversa, estamos pensando em qualidade ambiental, trabalhando com a preservação e sustentabilidade. Os resultados estão sendo muito positivos e nós já estamos recebendo inúmeras  solicitações para a realização de palestras, encontros, reuniões, e convites para irmos até outras instituições, para fazer esse trabalho de recolhimento de resíduos eletrônicos, ou seja, demonstra que as pessoas entenderam o recado e abraçaram a causa. Então, essas ações são muito importantes para que tenhamos um meio ambiente e uma cidade mais sustentável”, disse o coordenador da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ronaldo Ursulino dos Santos.

Como parte das lista de resíduos a serem coletados estão: aparelhos de controle de videogame; aparelhos de DVD; aparelhos de fax; aparelhos de som; ar condicionado; baterias; computadores; CPU; estabilizadores; fones de ouvido; máquinas fotográficas; mouse; pilhas; notebook; placa de computadores; telefones celulares, modem; monitor CRT; monitor LCD; fios; conectores e outros eletrônicos.

Dircom/PMB- 18.9.2023

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo