JEB 2023: Estudantes superam limites nas provas de atletismo dos Jogos Estudantis Barreirenses

O JEB 2023 entrou em nova etapa da competição com as provas de atletismo iniciadas na manhã desta terça-feira, 26, e segue até a sexta-feira, 29. Com animação e expectativas, os atletas-estudantes estão competindo na área esportiva do 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC), nas provas de corrida e salto em distância do Jogos Estudantis Barreirenses (JEB), realizado pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação.

Cerca de 420 estudantes da rede de ensino municipal, nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17, durante os quatro dias, vão participar das provas de corrida 75 m rasos, 100m rasos, 200m rasos, 400m, 800m e salto em distância, compartilhando boas experiências da tradicional competição entre escolas. O atletismo é uma das modalidades dos Jogos Estudantis, que envolvem mais de 18 mil estudantes em disputa até o mês de novembro, com foco no incentivo à prática esportiva e nos cuidados com a saúde.

Na manhã de terça-feira,26, foi a vez das equipes masculinas e femininas da fase sub 13 competirem. Participaram estudantes de 24 escolas municipais, e antes da corrida ou do salto, os atletas aqueceram e colocaram o papo em dia, de forma descontraída, para diminuir a ansiedade. “Eu acho o esporte muito importante para a nossa saúde. Ao praticar esporte, me sinto mais viva, com muita felicidade. Hoje me sinto muito bem aqui, participando e representando minha escola”, afirmou Rosângela Dias,13 anos, estudante da Escola Celso Barbosa Santos.

O adolescente José Nilton recebeu apoio dos colegas da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro de Macêdo, e estava com boas expectativas. “ Eu gosto de jogar futebol e faço provas de atletismo porque todos dizem que corro muito rápido, então, espero me classificar para a final e ganhar troféu para nossa escola”, disse.

Conforme o coordenador do JEB e assessor técnico da Secretaria de Educação, Aparecido Freitas, o primeiro dia de atletismo foi concluído com sucesso. “Entramos para a fase classificatória de atletismo, os estudantes suaram a camisa e conseguiram superar os desafios durante as provas. Na sexta-feira, executaremos as séries finais de cada categoria e concluiremos a jornada com a entrega de medalhas aos 3 melhores atletas em cada prova/categoria e troféus para as 3 melhores equipes. Seguimos no JEB, sempre inspirados nas palavras de Barão de Coubertain: no esporte ganhar é bom, competir é melhor ainda”, finalizou Freitas.

Dircom/PMB- 27.9.2023