Hospital da Mulher de Barreiras promove roda de conversas com colaboradores no mês do Outubro Rosa

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada desde que seja realizado diagnóstico precoce. Foi com esse alerta de cuidado preventivo que a Secretaria de Saúde de Barreiras, através do Hospital da Mulher, reuniu na sexta-feira (22), os profissionais que atuam na Unidade Hospitalar para falar da importância da prevenção precoce da doença.

Na oportunidade, foram abordados os temas: “Um toque que pode salvar vidas”, ministrada pela enfermeira Cássia Neves; “Acolhimento e rede de apoio pós diagnóstico de câncer”, com a psicóloga Flaviane Nogueira e  “A prevenção começa no prato”, com a nutricionista Marciane Alencar. Durante o evento, a coordenadora do Hospital da Mulher, Patrícia de Assis, falou da necessidade de abordar o tema.

“O Outubro Rosa traz essa temática tão importante que são os cuidados, prevenção e o tratamento contra o câncer de mama, nesse encontro buscamos orientar todos que participam ativamente no atendimento ao público das recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce, desmistificando assim, alguns preconceitos em relação à doença, foi um dia dedicado à orientações”, disse Patrícia de Assis.

Ao longo das rodas de conversa, os enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogos, nutricionista, assistente social, médico obstetra, pediatras, farmacêuticos, técnicos em laboratório, assistentes administrativos e equipe de serviços gerais da Unidade, conheceram um pouco mais sobre a doença através de um bate papo com Marialva Porto e Wilka Mattos, que relataram a importância do toque no autoexame, do diagnóstico precoce, o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), a importância da rede de apoio e como enfrentar o tratamento do câncer de mama.

Dircom/PMB – 25.10.2021

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo