Forças de Segurança da Capital do Oeste divulgam Plano de Segurança para o Barreiras Folia 2024

Às vésperas do maior Carnaval Cultural do interior da Bahia, o Barreiras Folia, o zelo pela segurança dos foliões e cidadãos para que o evento transcorra na paz e tranquilidade, foi demonstrado durante a divulgação do Plano de Segurança construído pelas Forças de Segurança Pública que atuam em Barreiras. Polícia Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Técnica e órgãos como o Centro Integrado de Comunicação (Cicom), Samu e Cootrans explanaram como atuarão nos dias da folia, por meio de um plano de segurança denso e que integra a parceria de todos.

Realizado no Circuito Cultural Zé de Hermes, no Centro Histórico da cidade, uma robusta estrutura de segurança se concentrará nesta área e regiões próximas. Serão 12 postos elevados na Polícia Militar distribuídos em todo o trajeto da folia, especialmente na Praça Leizer Jesuíno, Landulfo Alves e Cais e Porto. As quatro entradas principais do evento contarão com postos de abordagem vistoriando todos os foliões antes de acessarem ao evento. Já na Praça Castro Alves serão montados postos de comando da Polícia Militar, unidades especializadas como: Rondesp e Cipe/Cerrado, Corpo de Bombeiros, Polícia Técnica e delegacia especial da Polícia Civil. O Samu estará com posto fixo e ambulância em frente ao restaurante Beirute, além das equipes de plantão.

“Apesar da Polícia Militar estar à frente desse evento, trata-se de um evento de todos, porque todos fazem parte dessa engrenagem. Cada um fará o seu trabalho em prol da segurança da população”, explicou o comandante do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), coronel PM, Soares Mariano. Já o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras, Júnior Sampaio reforçou que o evento será, mais uma vez, uma festa de paz e tranquilidade. “Graças a ação das forças de segurança nestes cinco dias, os foliões encontrarão um circuito seguro e de muita paz, podendo aproveitar um carnaval de grandes atrações e infraestrutura adequada”, disse.

A segurança das rodovias de acesso a Barreiras será reforçada por meio de ações integradas e conjuntas entre a Polícia Rodoviária Federal e a Companhia Independente de Polícia Rodoviária Estadual (CIPRv), com patrulhas em vias estaduais e federais, inibindo o tráfico de entorpecentes, excesso de velocidade e o consumo de bebida alcoólica associado à direção, entre outras infrações. Já na cidade, o cuidado no trânsito terá a vigilância da Coordenadoria de Trânsito (Cootrans), que por meio de um planejamento prévio garantirá a organização e fluidez segura do tráfego.

Outra ação estratégica em prol da paz no circuito será o monitoramento eletrônico com a utilização de câmeras de reconhecimento facial, reconhecimento de placas e ainda as câmeras speed done, que garantem um giro de 360o. De prontidão ainda, as equipes do Corpo de Bombeiros que já iniciaram as fiscalizações prévias da estrutura e de edificações durante os dias da festa e contribuirão com atendimentos pré-hospitalares. “O Carnaval é uma das mais importantes tradições populares, e, claro, esta edição de 2024, assim como em todas as anteriores do Barreiras Folia será mantida graças a essa integração das forças de segurança. Tenho certeza que com este empenho e união a festa terá cinco dias de muita e alegria”, destacou a secretária de Cultura e Turismo, Emília Moreno.

Dircom/PMB – 05.02.2024