Festa de Iemanjá e Oxum comemora 30 anos de tradição com muita fé e devoção no Rio Grande em Barreiras

A Capital do Oeste amanheceu nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, com a Alvorada de celebração ao Dia de Iemanjá e Oxum, as rainhas das águas. No Cais da cidade, uma estrutura preparada pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Cultura e Turismo, com altar, flores e imagens em pontos estratégicos, chamaram a atenção das pessoas, que aproveitaram os primeiros raios de sol para deixar suas oferendas.

À tarde, a Praça Amphilópio Lopes já estava pronta para receber o cortejo fluvial das Casas de Candomblé e Umbanda, que lotaram as rampas do Cais para receber mais de dez embarcações, que traziam pelo Rio Grande, as filhas de Santo representando as duas Orixás e a imagem de Oxalá. Centenas de devotos, admiradores e filhos de santo acompanharam a chegada e o andor sagrado até o palco, formando assim uma grande roda (xirê) para comemorar os 30 anos de tradição.

A festa foi acompanhada pelo secretário de Cultura e Turismo, Jeferson Barbosa, a subsecretária Emilia Moreno, o Vice-Prefeito e secretário de Planejamento Emerson Cardoso, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Roberto Carvalho, a secretária de Assistência Social, Dicíola Baqueiro, o secretário de Meio Ambiente Demósthenes Júnior e toda equipe de apoio.

O padrinho Rosivan da Casa Branca de Oxalá relembrou que a Festa de Iemanjá e Oxum foi iniciada pelo Mestre Nego e Mãe Nicinha em 1973, abrindo as portas das Casas e Terreiros. “ Este ano celebramos 30 anos de entrega dos presentes para Iemanjá e Oxum em Barreiras, iniciada pelo meu pai Mestre Nego e Mãe Nicinha. Agradecemos o apoio da Prefeitura, principalmente da Secretaria de Cultura, que mantém viva essa festa e proporciona a oportunidade das casas e terreiros mostrarem a fé e devoção”, disse padrinho Rosivan.

O Babá de Ifá, Claudio e a mãe de santo Glorinha também elogiaram a estrutura e agradeceram a oportunidade de reverenciar as Orixás. “Nos unimos a todos os filhos de Santo com muita emoção e fé, levando a todos um momento de reverenciar o sagrado feminino. Toda essa festa, sempre preparada com carinho pela Prefeitura, também serve para desmistificar os Orixás e dar oportunidade de mostrar nossa gratidão. Axé para todos”, destacou a mãe Glorinha.

Emocionada, a subsecretária Emilia Moreno acompanhou toda a montagem da estrutura e programação da festa.

“Mais uma vez, o governo Capital do Oeste que desde 2017 trata com carinho e muito respeito as tradições culturais, está realizando com as Casas de Santo e Filhos de Axé, mais uma linda festa de Iemanjá e Oxum. Neste ano, comemoramos 30 anos de tradição e, também, o Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa. Preparamos toda estrutura com amor porque esta festa religiosa faz parte da essência e identidade cultural de nosso povo. A Bahia tem axé, Barreiras tem axé e assim continuamos sendo abençoados pelas rainhas das águas, Iemanjá e Oxum”, salientou a subsecretária de cultura e turismo, Emilia Moreno.

O evento contou com a presença da Cootrans, Guarda Civil Municipal e unidade móvel do Samu. Encerrando as comemorações, o grande público que compareceu conferiu a musicalidade da Banda 26 de Maio e o show do cantor Bosco Fernandes, que trouxe em seu repertório a alegria do axé baiano.