Fazenda Municipal de Barreiras comemora resultados positivos no atendimento ao contribuinte com canal de comunicação on-line

O Setor de Tributos, vinculado à Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Barreiras, tem se destacado ao implementar um novo canal de comunicação direta com os contribuintes, dentro do Projeto Facilitando, resultando na significativa redução das demandas e maior agilidade nos atendimentos. Segundo o subsecretário da Fazenda, Fernando Fernandes, a iniciativa surgiu em resposta a uma das principais queixas recebidas, que era a demora nos atendimentos e nos retornos aos contatos por telefone.

“Era uma das maiores queixas que recebíamos, falta de retorno”, explica Fernandes. “Então, no ano passado, criamos este WhatsApp para poder diminuir dúvidas e demandas, fazendo uma orientação mais assertiva para o contribuinte, considerando que hoje o WhatsApp é mais utilizado que o telefone.”

Para garantir a eficiência dos atendimentos, foi designada uma servidora exclusiva, disponível das 8h às 14h, para responder às solicitações, tirar dúvidas e encaminhar as demandas recebidas. Com 90% dos serviços oferecidos on-line, o Setor de Tributos facilita a vida do contribuinte e evita deslocamentos desnecessários, o que tem resultado em uma procura expressiva e retornos satisfatórios.

Diante do sucesso da iniciativa, a perspectiva é de automação dos atendimentos para tornar o processo ainda mais dinâmico e atender um volume maior de contribuintes. Os serviços oferecidos pelo canal de WhatsApp (77 3611-9100) incluem orientações, esclarecimentos e dúvidas. Em média, são realizados 300 atendimentos por semana e mais de 1.200 por mês, de acordo com o Setor.

Dircom/PMB – 24.04.2024