Entrega da chave da cidade abre oficialmente o Carnaval Cultural do Barreiras Folia 2024

Coroada nesta quinta-feira (8), a Corte Momesca subiu novamente ao Palco Tradição do Circuito Zé de Hermes, na Praça Landulfo Alves, nesta sexta-feira (9), desta vez para receber a chave da cidade e decretar o reinado da alegria. O prefeito Zito Barbosa fez questão que os membros da Comissão Permanente de Eventos fossem os portadores da honraria, uma vez que estes representam uma equipe dedicada e responsável pela organização do maior Carnaval do Interior da Bahia.

Com a entrega da chave da cidade, na presença de vereadores, secretários e dos foliões, o Rei Momo, Juan Carlos, decretou o início do Carnaval Cultural do Barreiras Folia 2024 que a partir de agora até a próxima terça-feira (13), transforma a Capital do Oeste na Capital da Alegria.

“Começamos hoje, oficialmente, o Barreiras Folia 2024. A nossa Corte estará comandando a alegria nos cinco dias de Folia, até lá, serão mais de 50 atrações nacionais e locais fazendo essa festa acontecer com muita diversão e segurança. Teremos também uma programação especial com os blocos culturais todos os dias da festa de Momo”, pontuou Emília Moreno, secretária de Cultura e Turismo.

Antes mesmo da entrega da chave da cidade, a Corte Momesca e todos os foliões prestigiaram o Bloco Maluco Beleza que este ano trouxe para o Circuito Zé de Hermes a percussão da Banda 100 Juízo, coordenada pelo Centro de Atenção Psicossocial de Barreiras (CAPS), dando ênfase a inclusão social com a participação de familiares e da equipe multiprofissional do CAPS II e CAPS AD II.

Percorrendo todo Centro Histórico, o grupo fez a alegria dos foliões sob o comando do professor Marco Antônio.  O colorido, blusas personalizadas e animação chamaram a atenção de todos. A coordenadora de Saúde Mental, Denny Samper, fez questão de participar do evento junto aos integrantes e pontuou a relevância da ação para os integrantes.

“Foi mais uma festa de integração, inclusão e diversidade organizada com muito carinho para todos os membros que integram o CAPS II e o CAPS AD II. Esse ano, foram 25 integrantes e nossos profissionais que se envolvem de maneira divertida e alegre nessa perspectiva de valorização cultural. Agradecemos a cada um de maneira especial do Bloco Maluco Beleza”, ressaltou Denny Samper.

Após a abertura oficial, o público presente acompanhou a apresentação das tradicionais marchinhas com a Banda Reginaldo e Anéis de Saturno e a animação do bloco cultural Filhos de Nina, que este ano inovou com Minitrio no circuito.

Programação dos Blocos Culturais

Sábado (10) – Bloco Amigos de Molk, às 12h