Em noite emocionante, centenas de moradores do Bairro Novo Horizonte participam da inauguração da Praça Sustentável Diego Dourado da Igreja Santa Catarina

A noite de quarta-feira (05) foi de comemoração e muita emoção para os moradores do Bairro Novo Horizonte, em Barreiras. Centenas de moradores participaram da inauguração da Praça Sustentável Diego Dourado da Igreja Santa Catarina, realizada pelo prefeito Zito Barbosa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, por meio do Projeto Barreiras Cidade Verde e Sustentável.

A Praça Sustentável que leva o nome Diego Dourado, em homenagem ao jovem empresário barreirense que faleceu em 2014 devido a um grave acidente automobilístico, foi construída com recursos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo. Ela possui parque infantil, ciclovia, uma vasta área verde e um moderno sistema de irrigação para manter o projeto paisagístico em boas condições de desenvolvimento. A inauguração beneficia adultos, crianças e em especial a juventude do Novo Horizonte e bairros próximos.

A família de Diego Dourado foi recebida com carinho pelo público presente, bastante emocionado, Junior Dourado, pai de Diego, que estava acompanhado de Lândia Dourado, sua mãe, e do filho Thiago Dourado, agradeceu a homenagem. “É uma satisfação muito grande e uma felicidade maior ainda por esse momento único para nossa família. Agradeço muito ao prefeito Zito Barbosa por essa inauguração que leva o nome do meu saudoso e querido filho Diego Dourado, a Praça ficou linda, estamos muito felizes”, disse emocionado.

A entrega do novo espaço baseado no conceito sustentável e ambiental faz parte da Semana do Meio Ambiente, iniciada nessa quarta-feira (05) e segue até sábado (08) com várias atividades ambientais no município. A comemoração do novo espaço de lazer construída no entorno da Igreja Santa Catarina contou ainda com a participação da primeira-dama Marisete Bastos, vice-prefeita Karlúcia Macêdo, secretário de meio ambiente e turismo, Demósthenes Junior, presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz, dos vereadores: Eugênio Fernandes, João Felipe, Alcione Rodrigues, Otoniel Teixeira, Hipólito dos Passos, Drª Graça Melo, B.I. Ayres, Silma Alves e César da Vila, secretários, também do coordenador regional do INEMA, Saul Reis e de lideranças da comunidade e do município.

“Agradeço toda equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo pelo trabalho que estamos realizando em nosso município, Barreiras está se transformando verdadeiramente em uma cidade mais verde e sustentável através das ações realizadas nos quatro cantos da cidade. Várias nascentes já foram recuperadas, já plantamos centenas de árvores nativas em vários bairros, estamos melhorando o acesso aos nossos pontos turísticos e cuidando dos nossos rios”, destacou o secretário Demóstenes Junior.

Durante a cerimônia, as crianças Mariana, Gabriela e João Vitor, moradoras do bairro Novo Horizonte, surpreenderam o prefeito Zito Barbosa com um poema de agradecimento. Considerada uma das moradoras mais antigas do bairro, dona Josemária Rodrigues, a “Joinha” do Novo Horizonte, também agradeceu pelas novas estruturas implantadas no bairro.

“Esse espaço ficou lindo, estou muito feliz. Meu sonho era receber essa Praça e essa pavimentação que esperávamos há anos. Essas intervenções mudaram muito o nosso bairro, nossas casas e a igreja agora ficaram limpas. É uma felicidade que não tem como comparar, a mudança chegou para nós e para toda cidade, é visível”, disse.

Destacando as atividades realizadas no município pela da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo tanto na zona urbana e rural de Barreiras, o prefeito Zito Barbosa agradeceu a presença dos moradores e autoridades na entrega de mais um equipamento público.

“Entregamos hoje para nossa população, a primeira Praça Sustentável construída em nossa gestão com recursos próprios, no dia em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esse é mais um presente para nossa cidade que recentemente comemorou 128 anos de emancipação política, um presente para os moradores do Novo Horizonte. Agradeço imensamente a Deus por mais essa oportunidade, e aos moradores que nos receberam com todo o calor humano, para a inauguração da Praça Sustentável Diego Dourado, uma homenagem justa a esse jovem que também contribuiu com o desenvolvimento de Barreiras”, concluiu Zito Barbosa.