Em Barreiras, final de semana com oficinas gratuitas de Iluminação e Maquiagem Cênica e de Elementos Plásticos da Cena

A partir de sexta-feira (24), até domingo (26), Barreiras recebe a Fundação Cultural do Estado, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado, com o projeto Gira Cena, que realizará oficinas de Iluminação e Maquiagem Cênica e de Elementos Plásticos da Cena. Toda programação será gratuita na Escola Municipal de Teatro, localizada no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, onde estão sendo realizadas as inscrições das 8h às 17h, até a sexta-feira (24).

Voltadas para futuros profissionais das áreas técnicas, historiadores e pesquisadores do campo das artes cênicas, como também ao grande público amante das artes, o Gira Cena é uma oportunidade para artistas e agentes de teatro envolvidos compartilharem seus processos de criação em aulas de qualificação. Serão disponibilizadas 20 vagas por oficina e terão certificação de 12h. As oficinas acontecerão de 8h às 18h. No domingo (26) será realizado um momento de partilha dos processos de aprendizagem até às 20h30. Na abertura, dia 24/11, será realizado Encontro de contextualização e provocações criativas, às 18h com todos os participantes.

A oficina de Iluminação Cênica será ministrada por Allison de Sá. Munidos da teoria acerca da história de iluminação teatral, bem como recursos tecnológicos e noções básicas de elétrica e eletrônica, Allison irá confeccionar, juntamente com os alunos, refletores e iluminação alternativa para compor a cena utilizando materiais acessíveis. Já a oficina de Maquiagem Cênica será com Tina Melo e buscará a instrumentalização básica para produção de maquiagens e caracterizações de personagens para espetáculos cênicos, através de exercícios práticos, técnicas e produtos adequados para a composição visual.

Com Rino Carvalho, a oficina de Elementos Plásticos da Cena terá como intuito desenvolver técnicas e habilidades para cenógrafos/as e figurinistas iniciantes, fomentando ideias e práticas na caracterização do espetáculo, através do entendimento da criação de cenário e figurino de um tema proposto, mas a partir da ótica do diretor. Será realizada, ainda, uma série de entrevistas e registros fotográficos sobre o processo criativo desses profissionais que tanto contribuíram para a história do teatro feito na Bahia, relatando suas vivências e trajetos criativos.

Dircom/PMB – 23.11.2023

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo