Em Barreiras, agentes de endemias intensificam ações contra o Aedes Aegypti

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, segue com o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti, na prevenção e controle da dengue, zika, chikungunya e a febre amarela urbana. As ações, incluídas no Projeto Saúde Humanizada, também contam com a atuação consciente e permanente da população, iniciativas simples como evitar acúmulo de água parada em local inadequado ou desprotegido em qualquer época do ano, impedem a proliferação do mosquito.

Na manhã desta sexta-feira (10) as equipes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses realizaram busca ativa em residências denunciadas pela população com possíveis focos do mosquito Aedes. De acordo com o diretor Dorimar Almeida, esses procedimentos seguem o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde.

“O Aedes Aegypti é uma realidade em nosso país, para combater esse mosquito com grande poder de causar danos à população, é necessária a atuação de todos. Devido ao período da pandemia do novo coronavírus, não estamos podendo trabalhar com mutirões, mas estamos atuando com os agentes de endemias de segunda a sexta-feira, de maneira escalonada, com as visitas domiciliares somente nas partes internas fazendo esse controle. Através das denúncias, também estamos realizando borrifação próximo às residências em que há casos positivos de dengue, é uma ação setorizada”, pontuou o diretor do Centro de Controle de Zoonoses.

Segundo o secretário de saúde, Anderson Vian, mesmo com as limitações provocadas pela Covid-19, Barreiras segue com ações diárias no combate às arboviroses provocadas pelo Aedes Aegypti. “Nesse período desafiador provocado pela Covid-19, nossos agentes estão com limitações para adentrar nas residências, mas o trabalho está sendo executado com estratégias pontuais, contamos com a contribuição da população, que pode fazer denúncias de possíveis criadouros em residências, comércio e nos espaços públicos pelo número 3613 6700”, salientou o secretário.

Para maior segurança da população, na semana passada, a Secretaria de Saúde de Barreiras realizou testes rápidos nos agentes de endemias que atuam no Centro de Controle de Zoonoses e conforme o diretor de endemias, todos testaram negativo para o novo coronavírus, o que dá mais garantia e tranquilidade aos profissionais nesse trabalho essencial de combate ao mosquito Aedes Aegypti.