Crianças do programa AABB Comunidade homenageiam as mães

Muita alegria e emoção marcaram as comemorações da semana do dia das Mães no programa de integração AABB Comunidade. Mais de 50 mães estiveram na AABB para receber o carinho e observar de perto o empenho das educadoras sociais, que estão atendendo 100 crianças do bairro Cascalheira.

O Programa Integração AABB Comunidade foi implantado em Barreiras em 1997, na primeira gestão do prefeito Antonio Henrique, mas não teve continuidade em outras gestões. Essa parceria com o Banco do Brasil foi novamente firmada em 2014, para atender 100 estudantes do CAIC, em situação de vulnerabilidade social e que precisam de atividades extracurriculares.

AABB3

Para o prefeito a reativação do programa fortalece a rede de educação e promoção social no município “Este projeto também é um investimento em segurança cidadã. Com estas atividades afastamos as crianças e adolescentes de conflitos sociais, e resgatamos a autoestima”, concluiu Antonio Henrique.

Os beneficiários participam de atividades lúdicas, no contra turno escolar, na Associação Atlética do Banco do Brasil. O trabalho educacional engloba quatro oficinas com jogos e dança, música, arte e educação, língua portuguesa e matemática (reforço escolar). Além também de incentivar a educação ambiental, saúde e higiene, linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania. Pretende-se, com isso, que crianças e jovens desenvolvam sua capacidade de socialização, em especial na escola e na família, bem como elevem seus níveis de consciência quanto aos seus direitos de cidadãos.

AABB1

Para o Presidente da AABB, Benedito Porto o programa tem como principal objetivo a inclusão, a permanência e o desenvolvimento educacional. “Nossa meta é incentivar a integração, baseada sempre nos três pilares básicos da formação humana: a família, a escola e a comunidade.” explicou.

As aulas foram iniciadas na primeira semana de abril e o programa tem duração de 2 anos, funcionando as terças, quartas e quintas-feiras, com turmas de 50 alunos no período matutino e 50 alunos no período vespertino. A seleção foi realizada pela coordenação pedagógica do CAIC, que avalia os alunos pela freqüência e empenho escolar.

aabb4

aabb2