Com a temática Educação, Prefeitura de Barreiras encerra ciclo de Oficinas Públicas do PPA 2022-2025

Terminou na noite dessa quinta-feira, 05, a última Oficina Pública, de uma série de sete, que foi realizada pela Prefeitura de Barreiras com o objetivo de planejar a cidade que a comunidade deseja para o próximo quadriênio. As apresentações e proposições no âmbito da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, foram transmitidas no auditório João do Biriba, localizado na Escola Mirandolina Ribeiro Macêdo, pelo Youtube e Instagram.

As discussões do Plano Plurianual 2022-2025 foram mediadas pelo secretário de planejamento e vice-prefeito Emerson Cardoso, com o apoio da assessora técnica Versiany Moreira. Os avanços e a continuidade dos investimentos na educação do campo e da sede, bem como o desenvolvimento de ações em favor do esporte e lazer, foram abordados pela secretária Gabriela Nogueira e a subsecretária Cátia Alencar.

Nos últimos quatro anos, a Prefeitura realizou 85 obras na área da educação que impactam positivamente na rotina dos mais de 24 mil alunos atendidos pela rede municipal de ensino. Foram requalificadas 56 unidades escolares, construídas: sete escolas modelo, 14 quadras no campo, seis centros de educação infantil, cobertura e conclusão de quatro quadras, além da implantação do sistema de energia solar em 11 escolas.

“O que trazemos hoje aqui é um marco histórico da gestão e uma referência também para os outros municípios, o que deve ter continuidade nos próximos quatro anos. Demos um salto na qualidade, antes tínhamos ainda 15 escolas em espaço alugado, hoje são apenas seis, conseguimos também reestruturar a frota escolar que é 100% própria com 81 veículos, entre ônibus, micro-ônibus e vans”, acrescentou a subsecretária Cátia Alencar.

Segundo a secretária de educação Gabriela Nogueira, o sucesso das atividades na área é fruto do apoio da gestão e do empenho dos 2.536 trabalhadores da área, mesmo com as dificuldades da pandemia do novo coronavírus.

“É um sentimento de alegria muito grande estar hoje neste espaço de discussão democrático, onde são apresentados sugestões e pontos de vista que podem ser contraditórios, mas não antagônicos. Esta oficina pública é de grande importância, porque a gente dialoga sobre ações que podem construir o futuro, no presente. E neste sentido, sem o suporte diário da nossa equipe e o apoio da gestão não poderíamos escrever essa história, que tem sido modelada e também imitada em outros municípios”, destacou.

A Oficina Pública também trouxe os avanços no esporte e cultura, com a realização dos eventos esportivos como taças, torneios e campeonatos rurais, o apoio às manifestações culturais, os festejos juninos, a execução da Lei Aldir Blanc e o fortalecimento da Festa Literária de Barreiras – FLIB. De 2022 a 2025, os gestores visam complementar as ações do Programa Educa Barreiras, com construção, requalificação e reequipamento de mais unidades de ensino, assim como a elevação dos índices da educação, promoção da formação continuada dos profissionais e retomada dos eventos culturais.

Com a finalização das oficinas do PPA, a Prefeitura organizará todo o material coletado para apresentação em uma audiência pública, na Câmara Municipal de Vereadores. Os objetivos e metas definidos, apreciados pelo legislativo, nortearão o uso dos recursos do município nos próximos quatro anos, com base nas leis orçamentárias.

“Concluímos as oficinas nessa quinta-feira com essa pasta importante que é a da educação, cultura, esporte e lazer, ouvindo o público presente no local, nas plataformas virtuais e também pela consulta pública disponibilizada no site da Prefeitura. Essa é só a primeira etapa de muito trabalho que vem pela frente até a conclusão e efetivação do Plano Plurianual 2022-2025”, destacou o vice-prefeito e secretário de planejamento Emerson Cardoso.

Também marcaram presença na oficina, representantes de conselhos, entidades, educadores, subsecretários, diretores, o secretário municipal de infraestrutura João Sá Teles, o secretário de segurança cidadã Júnior Sampaio, a secretária de administração Gislaine Barbosa, a assessora de gabinete Marileide Carvalho e o vereador Alcione Rodrigues.