City Tour por Barreiras ampliará o zelo pelo centro histórico e atrairá investimentos

Os apreciadores da natureza, profissionais da imprensa, agenciadores de turismo e participantes do primeiro City Tour por Barreiras estão definindo como encantador e incentivador, o passeio pelo circuito preparado pelo Departamento de Turismo. As visitas que aconteceram de 26 a 30 de maio, a bordo do micro-ônibus executivo, mostraram aos visitantes o primeiro roteiro turístico, explorando uma parte urbana singular.

O embarque na Praça Castro Alves foi iniciado pela apresentação do roteiro. Sob a condução da guia Fernanda Henn, os participantes do tour percorreram a orla do cais, passando pelo Mercado Cultural Caparrosa, prédio centenário que marcou época no inicio da povoação da pequena comunidade de São João das Barreiras. As primeiras ruas do Centro Histórico, o circuito Humaitá, também fez parte da programação, apresentando uma visão histórica ainda preservada pelos moradores.

O antigo Matadouro e a Rua das Turbinas também foram visitados, e a guia Fernanda fez uma abordagem demonstrativa da valiosa contribuição sociocultural que essas duas construções representam para Barreiras, valorizando ainda, a história do Engenheiro Dr. Geraldo Rocha, um homem muito a frente do seu tempo. O Mirante Quipá na Serra da Bandeira finaliza o passeio, tendo acesso pela trilha ecológica. Nesse espaço, os observadores têm a oportunidade de comtemplar uma visão panorâmica extraordinária de Barreiras, com segurança após a colocação da estrutura de Guard Rail.

A diretora de turismo Mirtes Lima disse que a iniciativa é para despertar nos empresários do setor hoteleiro, taxistas, agencias de turismo, bares e restaurantes, a intenção de disponibilizar um roteiro oficial do serviço de city tour na cidade.

“Superamos nossas expectativas nesse primeiro tour turístico. Quem conhece Barreiras sabe como é maravilhoso observar a história desses 126 anos, além de contemplar todas as belezas naturais. Tivemos a preocupação de treinar a guia de turismo, para acompanhar o city tour, e já estamos preparando um roteiro para o primeiro curso de guias mirins que a SEMATUR estará realizando ainda esse ano”, garantiu.

No primeiro dia, o prefeito Zito Barbosa, a vice Karlúcia Macêdo e secretários participaram do city tour. Durante a visita, o prefeito reforçou o objetivo de incentivar o roteiro para o trade turístico e implementar ações para ampliar o acesso da população aos pontos turísticos urbano e rural.

“Comemoramos o aniversário de Barreiras com incentivos em todas as áreas. O turismo não poderia ser diferente, porque temos muito potencial e precisamos oportunizar o acesso da população a história de Barreiras. Esse roteiro é uma mostra turística que vamos valorizar, e os moradores, turistas e empresários precisam conhecer as maravilhas da natureza e o patrimônio histórico que temos aqui, dentro do perímetro urbano. Agora, nossa meta é também abrir um leque de opções para o turismo rural, com estrutura nas cachoeiras e roteiro de visita as comunidades rurais. Fizemos questão de fazer o roteiro do Tour, para definirmos os investimentos necessários no aprimoramento e expansão do turismo local”, disse o prefeito.