Cerest/Barreiras é primeiro lugar no Brasil no Plano Nacional de Saúde com foco na Saúde do Trabalhador

O município de Barreiras é novamente destaque no Brasil, dessa vez, no quesito saúde do trabalhador através das ações do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), unidade regional com sede na Capital do Oeste. O Centro foi referenciado pelo Ministério da Saúde em primeiro lugar entre os 25 Cerest’s avaliados no Brasil com a melhor pontuação referente ao 2º quadrimestre dos indicadores de saúde do trabalhador, dentro do Plano Nacional de Saúde (PNS).

A apresentação dos resultados foi divulgada nesta quarta-feira (22), no site oficial do Ministério da Saúde e compartilhada pela Coordenação-geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT), Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST), Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA).

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o Cerest/Barreiras abrange 14 municípios da microrregião de saúde Oeste com a função de dar subsídio técnico para o Sistema Único de Saúde (SUS), nas ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, independentemente do vínculo empregatício e do tipo de inserção no mercado de trabalho.

Instrumento de gestão do SUS, o PNS tem uma importante função no processo de planejamento na esfera federal, usado para acompanhar e avaliar a gestão do sistema, sendo o planejamento e monitoramento os principais focos. Dessa maneira, esses indicadores que elevam o Cerest/Barreiras, propõem mensurar a qualidade da atuação no âmbito da Rede de Atenção à Saúde na perspectiva da integridade do cuidado à saúde do trabalhador.

Satisfeita com o destaque nacional, a coordenadora do Cerest/Barreiras externou sua alegria com o resultado dos indicadores. “O Cerest/Barreiras tem a missão de promover ações para melhorar os ambientes, processos e condições de trabalho dos trabalhadores, bem como, a qualidade de vida no trabalho por intermédio da promoção, prevenção, proteção e vigilância em saúde do trabalhador. Todas essas ações são realizadas diariamente através de uma equipe multiprofissional, esse destaque positivo nos deixa felizes e eleva ainda mais essa responsabilidade com a saúde do trabalhador”, enfatizou Janaina Oliveira.

O Cerest/Barreiras é o único Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, entre os 16 da Bahia, que se destacou este ano dentro dos requisitos estabelecidos no Plano Nacional de Saúde, e que se classifica entre os 25 com as melhores pontuações no Brasil. Para a secretária municipal de saúde, as ações realizadas pela unidade estão em conformidade com o Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, que busca garantir qualidade de vida para população e profissionais que atuam na saúde municipal.

“Recebemos com muita gratidão esse resultado que mostra em números o quanto o município de Barreiras atua em prol da saúde do trabalhador, por isso, parabenizamos toda equipe do Cerest, que dentre suas atribuições realizam um trabalho de excelência nas inspeções em ambientes e processos de trabalho, com a finalidade de intervir em situações que expõem o trabalhador a riscos de adoecimentos e acidentes em suas atividades laborais”, salientou Jamile Rodrigues.

Dircom/PMB – 23.11.2023