Capacitação das equipes das salas de vacina busca melhoria do processo de imunização, em Barreiras

Dando sequência ao aprimoramento das ações de imunização em Barreiras, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação do Programa de Imunização (Copim) e em parceria com o Núcleo Regional de Saúde Oeste, realizou um treinamento nesta segunda-feira (22) para técnicos de enfermagem das salas de vacina. O tema da abordagem foi o Sistema de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SIES).

O SIES é um aplicativo demandado pela Coordenação-Geral de Insumos Estratégicos (CGIES), que estabelece o fluxo de procedimentos e fornece os dados necessários ao seu desenvolvimento. Segundo a enfermeira da Copim, Têisse Sampaio, “o SIES permite que as técnicas de enfermagem das salas de vacina solicitem os imunobiológicos e insumos estratégicos utilizados nas salas, facilitando os pedidos e a distribuição das vacinas no município, além de organizar o serviço”, disse.

A enfermeira sanitarista do Núcleo Regional de Saúde, Lívia Teles, destacou que o treinamento capacitou os técnicos das salas de vacina sobre a manipulação do sistema de estoque dos insumos e a importância do controle na rotina da vacinação. “Esta oficina é estratégica para que as ações sejam melhor articuladas buscando uma cobertura vacinal de excelência”, destacou.

O evento, que reuniu profissionais de saúde, foi realizado no centro de informática da Universidade do Oeste da Bahia (UFOB) e visa garantir que as vacinas cheguem a todos os postos de vacinação de Barreiras, inclusive aqueles de maior dificuldade de acesso, permitindo que os profissionais desempenhem suas atividades de forma eficiente.

Dircom/PMB – 23.04.2024