Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 699, de 03 de março de 2022

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 698, de 28 de fevereiro de 2022, houve 15 (quinze) coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Trata-se de 10 (dez) pessoas do sexo feminino com idades entre 02 e 38 anos, e 05 (cinco) pessoas do sexo masculino com idades entre 01 e 48 anos.

Informa ainda, que foram concluídos 90 (noventa) resultados, sendo que 58 (cinquenta e oito) testaram negativos e 32 (trinta e dois) testaram positivos. Os 58 (cinquenta e oito) casos que testaram negativos trata-se de 35 (trinta e cinco) pessoas do sexo feminino com idades entre 01 e 72 anos e, 23 (vinte e três) pessoas do sexo masculino com idades entre 09 meses e 61 anos.

Já os 32 (trinta e dois) casos que testaram positivo, trata-se de 19 (dezenove) pessoas do sexo feminino, com idades entre 07 meses e 62 anos. Destas, 16 (dezesseis) são sintomáticas e 03 (três) preencheram requisitos para coleta e, 13 (treze) pessoas do sexo masculino, com idades entre 07 meses e 58 anos, todos sintomáticos.

Dos 32 (trinta e dois) casos que testaram positivos 19 (dezenove) foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como 42 (quarenta e dois) dos 58 (cinquenta e oito) que testaram negativos, totalizando 61 (sessenta e um) casos, que não foram diminuídos 87 (oitenta e sete) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 23.413 (vinte e três mil quatrocentos e treze) casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 23.033 (vinte e três mil e trinta e três) estão recuperados, 38 (trinta e oito) estão em isolamento domiciliar, 00 (zero) internado e o município registra 342 (trezentos e quarenta e dois) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 73 (setenta e três).

Barreiras tem 59.838 (cinquenta e nove mil oitocentos e trinta e oito) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 35.159 (trinta e cinco mil cento e cinquenta e nove) foram descartados. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 03 de março de 2022.

Melchisedec Alves das Neves

Secretário Municipal de Saúde