Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 697, de 24 de fevereiro de 2022

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 696, de 21 de fevereiro de 2022, houve 47 (quarenta e sete) coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Trata-se de 35 (trinta e cinco) pessoas do sexo feminino com idades entre 10 meses e 89 anos, e 12 (doze) pessoas do sexo masculino com idades entre 04 e 64 anos

Informa ainda, que foram concluídos 246 (duzentos e quarenta e seis) resultados, sendo que 139 (cento e trinta e nove) testaram negativos e 107 (cento e sete) testaram positivos. Os 139 (cento e trinta e nove) casos que testaram negativos trata-se de 76 (setenta e seis) pessoas do sexo feminino com idades entre 01 e 89 anos e, 63 (sessenta e três) pessoas do sexo masculino com idades entre 03 meses e 81 anos.

Já os 107 (cento e sete) casos que testaram positivo, trata-se de 68 (sessenta e oito) pessoas do sexo feminino, com idades entre 04 meses e 87 anos. Destas, 34 (trinta e quatro) são sintomáticas, sendo 02 (duas) profissionais de saúde, 03 (três) tiveram contato com caso confirmado e 15 (quinze) preencheram requisitos para coleta e, 39 (trinta e nove) pessoas do sexo masculino, com idades entre 10 meses e 69 anos. Destes, 21 (vinte e uma) são sintomáticas, 03 (três) tiveram contato com caso confirmado e 15 (quinze) preencheram requisitos para coleta.

Dos 107 (cento e sete) casos que testaram positivos 67 (sessenta e sete) foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como 98 (noventa e oito) dos 139 (cento e trinta e nove) que testaram negativos, totalizando 165 (cento e sessenta e cinco) casos, que não foram diminuídos 101 (cento e um) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 23.342 (vinte e três mil trezentos e quarenta e dois) casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 22.948 (vinte e dois mil novecentos e quarenta e oito) estão recuperados, 52 (cinquenta e dois) estão em isolamento domiciliar, 00 (zero)  internados e o município registra 342 (trezentos e quarenta e dois) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 105 (cento e cinco).

Barreiras tem 59.642 (cinquenta e nove mil seiscentos e quarenta e dois) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 35.001 (trinta e cinco mil e um) foram descartados. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 24 de fevereiro de 2022

Melchisedec Alves das Neves