Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 696, de 21 de fevereiro de 2022

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 695, de 17 de fevereiro de 2022, houve 22 (vinte duas) coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Trata-se de 09 (nove) pessoas do sexo feminino com idades entre 16 e 59 anos, e 13 (vinte e duas) pessoas do sexo masculino com idades entre 13 e 61 anos.

Informa ainda, que foram concluídos 201 (duzentos e um) resultados, sendo que 115 (cento e quinze) testaram negativos e 86 (oitenta e seis) testaram positivos. Os 115 (cento e quinze) casos que testaram negativos trata-se de 69 (sessenta e nove) pessoas do sexo feminino com idades entre 01 e 66 anos e, 46 (quarenta e seis) pessoas do sexo masculino com idades entre 10 meses e 71 anos.

Já os 86 (oitenta e seis) casos que testaram positivo, trata-se de 56 (cinquenta e seis) pessoas do sexo feminino, com idades entre 06 e 85 anos. Destas, 44 (quarenta e quatro) são sintomáticas, sendo 03 (três) profissionais de saúde, 01 (uma) teve contato com caso confirmado e 11 (onze) preencheram requisitos para coleta e, 30 (trinta) pessoas do sexo masculino, com idades entre 02 e 61 anos. Destes, 24 (vinte e quatro) são sintomáticas, 02 (duas) tiveram contato com caso confirmado e 04 (quatro) preencheram requisitos para coleta.

Dos 86 (oitenta e seis) casos que testaram positivos 64 (sessenta e quatro) foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como 66 (sessenta e seis) dos 115 (cento e quinze) que testaram negativos, totalizando 179 (cento e setenta e nove) casos, que não foram diminuídos 150 (cento e cinquenta) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 23.235 (vinte e três mil duzentos e trinta e cinco) casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 22.770 (vinte e dois mil setecentos e setenta) estão recuperados, 122 (cento e vinte e dois) estão em isolamento domiciliar, 01 (um) está internado e o município registra 342 (trezentos e quarenta e dois) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 101 (cento e um).

Barreiras tem 59.392 (cinquenta e nove mil trezentos e noventa e dois) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 34.862 (trinta e quatro mil oitocentos e sessenta e dois)foram descartados. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 21 de fevereiro de 2022

Melchisedec Alves das Neves