Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 695, de 17 de fevereiro de 2022

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 694, de 14 de fevereiro de 2022, houve 55 (cinquenta e cinco) coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Trata-se de 33 (trinta e três) pessoas do sexo feminino com idades entre 14 e 63 anos, e 22 (vinte e duas) pessoas do sexo masculino com idades entre 10 e 70 anos.

Informa ainda, que foram concluídos 383 (trezentos e oitenta e três) resultados, sendo que 214 (duzentos e quatorze) testaram negativos e 169 (cento e sessenta e nove) testaram positivos. Os 214 (duzentos e quatorze) casos que testaram negativos trata-se de 117 (cento e dezessete) pessoas do sexo feminino com idades entre 05 meses e 91 anos e, 97 (noventa e sete) pessoas do sexo masculino com idades entre 03 e 78 anos.

Já os 169 (cento e sessenta e nove) casos que testaram positivo, trata-se de 95 (noventa e cinco) pessoas do sexo feminino, com idades entre 02 e 89 anos. Destas, 85 (oitenta e cinco) são sintomáticas, sendo 01 (uma) profissional de saúde, 06 (seis) tiveram contato com caso confirmado e 04 (quatro) preencheram requisitos para coleta e, 74 (setenta e quatro) pessoas do sexo masculino, com idades entre 02 e 82 anos. Destes, 68 (sessenta e oito) são sintomáticas, sendo 01 (um) profissional de saúde, 04 (quatro) tiveram contato com caso confirmado e 02 (dois) preencheram requisitos para coleta.

Dos 169 (cento e sessenta e nove) casos que testaram positivos 89 (oitenta e nove) foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como 132 (cento e trinta e dois) dos 214 (duzentos e quatorze) que testaram negativos, totalizando 221 (duzentos e vinte e um) casos, que não foram diminuídos 257 (duzentos e cinquenta e sete) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 23.149 (vinte e três mil cento e quarenta e nove) casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 22.670 (vinte e dois mil seiscentos e setenta) estão recuperados, 135 (cento e trinta e cinco) estão em isolamento domiciliar, 02 (dois) estão internados e o município registra 342 (trezentos e quarenta e dois) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 150 (cento e cinquenta).

Barreiras tem 59.242 (cinquenta e nove mil duzentos e quarenta e dois) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 34.747 (trinta e quatro mil setecentos e quarenta e sete)foram descartados. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 17 de fevereiro de 2022.

Melchisedec Alves das Neves

Secretário Municipal de Saúde