Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 693, de 11 de fevereiro de 2022

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 692, de 07 de fevereiro de 2022, houve 37 (trinta e sete) coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Trata-se de 23 (vinte e três) pessoas do sexo feminino com idades entre 21 e 62 anos, e 14 (trinta e três) pessoas do sexo masculino com idades entre 13 e 61 anos.

Informa ainda, que foram concluídos 449 (quatrocentos e quarenta e nove) resultados, sendo que 171 (cento e setenta e um) testaram negativos e 278 (duzentos e setenta e oito) testaram positivos. Os 171 (cento e setenta e um) casos que testaram negativos trata-se de 92 (noventa e dois) pessoas do sexo feminino com idades entre 05 meses e 82 anos, e 79 (setenta e nove) pessoas do sexo masculino com idades entre 02 meses e 89 anos.

Já os 278 (duzentos e setenta e oito) casos que testaram positivo, trata-se de 169 (cento e sessenta e nove) pessoas do sexo feminino, com idades entre 03 e 92 anos. Destas, 138 (cento e trinta e oito) são sintomáticas, sendo 04 (quatro) profissionais de saúde, 09 (nove) tiveram contato com caso confirmado e 22 (vinte e dois) preencheram requisitos para coleta e, 109 (cento e nove) pessoas do sexo masculino, com idades entre 01 e 87 anos. Destes, 84 (oitenta e quatro) são sintomáticos, sendo 01 (um) profissional de saúde, 06 (seis) tiveram contato com caso confirmado e 19 (dezenove) preencheram requisitos para coleta.

Dos 278 (duzentos e setenta e oito) casos que testaram positivos 222 (duzentos e vinte e dois) foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como 138 (cento e trinta e oito) dos 171 (cento e setenta e um) que testaram negativos, totalizando 360 (trezentos e sessenta) casos, que não foram diminuídos 240 (duzentos e quarenta) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 22.904 (vinte e dois mil novecentos e quatro) casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 22.303 (vinte e dois mil trezentos e três) estão recuperados, 258 (duzentos e cinquenta e oito) estão em isolamento domiciliar, 04 (quatro) pacientes estão internados e o município registra 341 (trezentos e quarenta e um) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 278 (duzentos e sete).

Barreiras tem 58.793 (cinquenta e oito mil setecentos e noventa e três) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 34.497 (trinta e quatro mil quatrocentos e noventa e sete) foram descartados. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 11 de fevereiro de 2022.

Melchisedec Alves das Neves

Secretário Municipal de Saúde