Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 692, de 07 de fevereiro de 2022

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 691, de 03 de fevereiro de 2022, houve 78 (setenta e oito) coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Trata-se de 45 (quarenta e cinco) pessoas do sexo feminino com idades entre 14 e 75 anos, e 33 (trinta e três) pessoas do sexo masculino com idades entre 07 e 69 anos.

Informa ainda, que foram concluídos 302 (trezentos e dois) resultados, sendo que 81 (oitenta e um) testaram negativos e 221 (duzentos e vinte e um) testaram positivos. Os 81 (oitenta e um) casos que testaram negativos trata-se de 50 (cinquenta) pessoas do sexo feminino com idades entre 08 e 62 anos, e 31 (trinta e uma) pessoas do sexo masculino com idades entre 01 e 86 anos.

Já os 221 (duzentos e vinte e um) casos que testaram positivo, trata-se de 140 (cento e quarenta) pessoas do sexo feminino, com idades entre 03 e 93 anos. Destas, 114 (cento e quatorze) são sintomáticas, sendo 05 (cinco) profissionais de saúde, 16 (dezesseis) tiveram contato com caso confirmado e 10 (dez) preencheram requisitos para coleta e, 81 (oitenta e uma) pessoas do sexo masculino, com idades entre 07 e 86 anos. Destes, 59 (cinquenta e nove) são sintomáticos, sendo 02 (dois) profissionais de saúde, 15 (quinze) tiveram contato com caso confirmado e 07 (sete) preencheram requisitos para coleta.

Dos 221 (duzentos e vinte e um) casos que testaram positivos 129 (cento e vinte e nove) foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como 53 (cinquenta e três) dos 81 (oitenta e um) que testaram negativos, totalizando 182 (cento e oitenta e dois) casos, que não foram diminuídos 207 (duzentos e sete) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 22.626 (vinte e dois mil seiscentos e vinte e seis) casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 21.833 (vinte e um mil oitocentos e trinta e três) estão recuperados, 446 (quatrocentos e quarenta e seis) estão em isolamento domiciliar, 07 (sete) pacientes estão internados e o município registra 340 (trezentos e quarenta) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 240 (duzentos e sete).

Barreiras tem 58.344 (cinquenta e oito mil trezentos e quarenta e quatro) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 34.326 (trinta e quatro mil trezentos e vinte e seis) foram descartados. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 07 de fevereiro de 2022.

Melchisedec Alves das Neves

Secretário Municipal de Saúde