Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 690, de 31 de janeiro de 2022

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 689, de 27 de janeiro de 2022, houve 81 (oitenta e um) coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Trata-se de 55 pessoas do sexo feminino com idades entre 01 e 81 anos, e 26 pessoas do sexo masculino com idades entre 07 e 69 anos.

Informa ainda, que foram concluídos 334 (trezentos e trinta e quatro) resultados, sendo que 114 (cento e quatorze) testaram negativos e 220 (duzentos e vinte) testaram positivos. Os 114 (cento e quatorze) casos que testaram negativos trata-se de 66 (sessenta e seis) pessoas do sexo feminino com idades entre 05 meses e 82 anos, e 48 (quarenta e oito) pessoas do sexo masculino com idades entre 07 e 74 anos.

Já os 220 (duzentos e vinte) casos que testaram positivo, trata-se de 137 (cento e trinta e sete) pessoas do sexo feminino, com idades entre 03 e 86 anos. Destas, 85 (oitenta e cinco) são sintomáticas, sendo 08 (oito) profissionais de saúde, 12 (doze) tiveram contato com caso confirmado e 40 (quarenta) preencheram requisitos para coleta e, 83 (oitenta e três) pessoas do sexo masculino, com idades entre 01 e 84 anos. Destes, 44 (quarenta e quatro) são sintomáticos, sendo 02 (dois) profissionais de saúde, 06 (seis) tiveram contato com caso confirmado e 33 (trinta e três) preencheram requisitos para coleta.

Dos 220 (duzentos e vinte) casos que testaram positivos 198 (cento e noventa e oito) foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como 74 (setenta e quatro) dos 114 (cento e quatorze) que testaram negativos, totalizando 272 (duzentos e setenta e dois) casos, que não foram diminuídos dos 230 (duzentos e trinta) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 22.041 (vinte e dois mil e quarenta e um) casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 21.459 (vinte e um mil quatrocentos e cinquenta e nove) estão recuperados, 234 (duzentos e trinta e quatro) estão em isolamento domiciliar, 08 (oito) pacientes estão internados e o município registra 340 (trezentos e quarenta) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 249 (duzentos e quarenta e nove).

Barreiras tem 57.595 (cinquenta e sete mil quinhentos e noventa e cinco) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 34.056 (trinta e quatro mil e cinquenta e seis) foram descartados. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 31 de janeiro de 2022.

Melchisedec Alves das Neves

Secretário Municipal de Saúde