Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 688, de 24 de janeiro de 2022

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 687, de 20 de janeiro de 2022, não houve coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19).

Informa ainda, que foram concluídos 343 (trezentos e quarenta e três) resultados, sendo que 183 (cento e oitenta e três) testaram negativos e 160 (cento e sessenta) testaram positivos. Os 183 (cento e oitenta e três) casos que testaram negativos trata-se de 105 (cento e cinco) pessoas do sexo feminino com idades entre 01 e 82 anos, e 78 (setenta e oito) pessoas do sexo masculino com idades entre 11 meses e 86 anos.

Já os 160 (cento e sessenta) casos que testaram positivo, trata-se de 100 (cem) pessoas do sexo feminino, com idades entre 05 e 81 anos. Destas, 46 (quarenta e seis) são sintomáticas, sendo 09 (nove) profissionais de saúde, 08 (oito) tiveram contato com caso confirmado e 46 (quarenta e seis) preencheram requisitos para coleta e, 60 (sessenta) pessoas do sexo masculino, com idades entre 01 e 83 anos. Destes, 24 (vinte e quatro) são sintomáticos, 06 (seis) tiveram contato com caso confirmado e 30 (trinta) preencheram requisitos para coleta.

Todos os 160 (cento e sessenta) casos que testaram positivos foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como 172 (cento e setenta e dois) dos 183 (cento e oitenta e três) que testaram negativos, totalizando 332 (trezentos e trinta e dois) casos, que não foram diminuídos dos 131 (cento e trinta e um) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 21.602 (vinte e um mil seiscentos e dois) casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 20.885 (vinte mil oitocentos e oitenta e cinco) estão recuperados, 370 (trezentos e setenta) estão em isolamento domiciliar, 15 (quinze) pacientes estão internados e o município registra 332 (trezentos e trinta e dois) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 120 (cento e vinte).

Barreiras tem 56.762 (cinquenta e seis mil setecentos e sessenta e dois) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 33.783 (trinta e três mil setecentos e oitenta e três) foram descartados. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 24 de janeiro de 2022

Melchisedec Alves das Neves