Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 687, de 20 de janeiro de 2022

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 686, de 17 de janeiro de 2022, foram coletadas 119 (cento e dezenove) novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19), sendo 74 (setenta e quatro) pessoas do sexo feminino com idades entre 01 e 79 anos e, 45 (quarenta e cinco) pessoas do sexo masculino com idades entre 01 e 81 anos.

Informa ainda, que foram concluídos 435 (quatrocentos e trinta e cinco) resultados, sendo que 147 (cento e quarenta e sete) testaram negativos e 288 (duzentos e oitenta e oito) testaram positivos. Os 147 (cento e quarenta e sete) casos que testaram negativos trata-se de 83 (oitenta e três) pessoas do sexo feminino com idades entre 02 e 67 anos, e 64 (sessenta e quatro) pessoas do sexo masculino com idades entre 11 meses e 77 anos.

Já os 288 (duzentos e oitenta e oito) casos que testaram positivo, trata-se de 167 (cento e sessenta e sete) pessoas do sexo feminino, com idades entre 02 e 94 anos. Destas, 158 (cento e cinquenta e oito) são sintomáticas, sendo 07 (sete) profissionais de saúde, 01 (uma) teve contato com caso confirmado e 08 (oito) preencheram requisitos para coleta e, 121 (cento e vinte e uma) pessoas do sexo masculino, com idades entre 01 e 79 anos. Destes, 108 (cento e oito) são sintomáticos, sendo 03 (três) profissionais de saúde, 02 (dois) tiveram contato com caso confirmado e 11 (onze) preencheram requisitos para coleta.

Dos 288 (duzentos e oitenta e oito) casos que testaram positivos, 241 (duzentos e quarenta e um) foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como os 58 (cinquenta e oito) dos 147 (cento e quarenta e sete) que testaram negativos, totalizando 299 (duzentos e noventa e nove) casos, que não foram diminuídos dos 148 (cento e quarenta e oito) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 21.442 (vinte e um mil quatrocentos e quarenta e dois) casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 20.579 (vinte mil quinhentos e setenta e nove) estão recuperados, 514 (quinhentos e quatorze) estão em isolamento domiciliar, 17 (dezessete) pacientes estão internados e o município registra 332 (trezentos e trinta e dois) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 131 (cento e trinta e um).

Barreiras tem 56.430 (cinquenta e seis mil quatrocentos e trinta) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 33.600 (trinta e três mil e seiscentos) foram descartados. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 20 de janeiro de 2022.

Melchisedec Alves das Neves

Secretário Municipal de Saúde