Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 597, de 05 de outubro de 2021

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 29 (vinte e nove) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se de 19 (dezenove) pessoas do sexo feminino com idades entre 06 e 56 anos e 10 (dez) pessoas do sexo masculino com idades entre 11 e 45 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 35 (trinta e cinco) resultados, sendo que 23 (vinte e três) testaram negativos e 12 (doze) testaram positivos. Os 23 (vinte e três) casos que testaram negativos trata-se de 17 (dezesete) pessoas do sexo feminino com idades entre 07 e 73 anos, e 06 (seis) pessoas do sexo masculino com idades entre 25 e 38 anos.

Já os 12 (doze) casos que testaram positivos, trata-se de 05 (cinco) pessoas do sexo feminino, com idades entre 09 e 32 anos. Destas, 04 (quatro) foram sintomáticas e 01 (uma) preencheu requisitos para coleta. E 07 (sete) pessoas do sexo masculino, com idades entre 23 e 71 anos. Destes, 06 (seis) foram sintomáticos e 01 (um) preencheu requisitos para coleta.

Todos os 12 (doze) casos que testaram positivos foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como os 23 (vinte e três) que testaram negativos, totalizando 35 (trinta e cinco), que não foram diminuídos dos 07 (sete) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 19.967 (dezenove mil novecentos e sessenta e sete) casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 19.612 (dezenove mil e seiscentos e doze) estão recuperados, 31 (trinta e um) estão em isolamento domiciliar, 02 (dois) pacientes estão internados e o município registra 322 (trezentos e vinte e dois) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 36 (trinta e seis).

Barreiras contabiliza 51.229 (cinquenta e um mil duzentos e vinte e nove) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 30.119 (trinta mil cento e dezenove) negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 05 de outubro de 2021.

Melchisedec Alves das Neves
Secretário Municipal de Saúde