Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 593, de 01 de outubro de 2021

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 22 (vinte e duas) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se de 10 (dez) pessoas do sexo feminino com idades entre 24 e 58 anos e 12 (doze) pessoas do sexo masculino com idades entre 03 e 52 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 50 (cinquenta) resultados, sendo que 43 (quarenta e três) testaram negativos e 07 (sete) testaram positivos. Os 43 (quarenta e três) casos que testaram negativos trata-se de 26 (vinte e seis) pessoas do sexo feminino com idades entre 11 e 57 anos, e 17 (dezessete) pessoas do sexo masculino com idades entre 22 e 71 anos.

Já os 07 (sete) casos que testaram positivos, trata-se de 06 (seis) pessoas do sexo feminino, com idades entre 14 e 45 anos. Todas foram sintomáticas. E 01 (uma) pessoas do sexo masculino, com idade de 14 anos, sintomático.

Dos 07 (sete) casos que testaram positivos, todos foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como 31 (trinta e um) dos 43 (quarenta e três) que testaram negativos, totalizando 50 (cinquenta) que não foram diminuídos dos 15 (quinze) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 19.916 (dezenove mil novecentos e dezesseis) casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 19.574 (dezenove mil e quinhentos e setenta e quatro) estão recuperados, 18 (dezoito) estão em isolamento domiciliar, 02 (dois) pacientes estão internados e o município registra 322 (trezentos e vinte e dois) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 25 (vinte e cinco).

Barreiras contabiliza 51.050 (cinquenta e um mil e cinquenta) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 30.001 (trinta mil e um) negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 01 de outubro de 2021.

Melchisedec Alves das Neves
Secretário Municipal de Saúde