Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 583, de 21 de setembro de 2021

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município.  Hoje foram coletadas 14 (quatorze) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se de 07 (sete) pessoas do sexo feminino com idades entre 26 e 72 anos. E 07 (sete) pessoas do sexo masculino com idades entre 22 e 68 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 36 (trinta e seis) resultados, sendo que 24 (vinte e quatro) testaram negativos e 12 (doze) testaram positivos. Os 24 (vinte e quatro) casos que testaram negativos trata-se de 12 (doze) pessoas do sexo feminino com idades entre 12 e 50 anos, e 12 (doze) pessoas do sexo masculino com idades entre 01 e 68 anos.

Já os 12 (doze) casos que testaram positivos, trata-se de 09 (nove) pessoas do sexo feminino, com idades entre 08 e 62 anos. Destas, 08 (oito) foram sintomáticas e 01 (uma) teve contato com caso confirmado. E 03 (três) pessoas do sexo masculino, com idades de 39 e 58 anos. Destes, 02 (dois) foram sintomáticos e 01 (um) teve contato com caso confirmado.

Dos 12 (doze) casos que testaram positivos, 10 (dez) todos foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como os 24 (vinte e quatro) que testaram negativos, totalizando 34 (trinta e quatro) que não foram diminuídos dos 04 (quatro) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 19.838 (dezenove mil oitocentos e trinta e oito) casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 19.503 (dezenove mil e quinhentos e três) estão recuperados, 11 (onze) estão em isolamento domiciliar, 03 (três) pacientes estão internados e o município registra 322 (trezentos e vinte e dois) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 16 (dezesseis).

Barreiras contabiliza 50.723 (cinquenta mil setecentos e vinte e três) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 29.761 (vinte e nove mil setecentos e sessenta e um) negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 21 de setembro de 2021.

Melchisedec Alves das Neves

Secretário Municipal de Saúde