Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) nº 414, de 04 de abril de 2021

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 23 (vinte e três) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se 14 (quatorze) pessoas do sexo feminino com idades entre 16 e 77 anos. E 09 (nove) pessoas do sexo masculino com idades entre 09 e 65 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 19 (dezenove) resultados, sendo que 12 (doze) testaram negativos e 07 (sete) testaram positivos. Os 12 (doze) casos que testaram negativos trata-se de 05 (cinco) pessoas do sexo feminino com idades entre 37 e 66 anos. E 07 (sete) pessoas do sexo masculino com idades entre 25 e 57 anos.

Já os 07 (sete) casos que testaram positivos, trata-se de 04 (quatro) pessoas do sexo feminino, com idades entre 32 e 51 anos. Todas sintomáticas. E 03 (três) pessoas do sexo masculino, com idades entre 32 e 49 anos. Destes, 01 (um) é sintomático, 01 (um) teve contato com caso confirmado e 01 (um) preencheu requisitos para coleta.

Todos os 07 (sete) casos positivos foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como os 12 (doze) que testaram negativos, totalizando 19 (dezenove) que não foram diminuídos dos 57 (cinquenta e sete) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 10.518 (dez mil quinhentos e dezoito) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 10.091 (dez mil e noventa e um) estão recuperados, 280 (duzentos e oitenta) estão em isolamento domiciliar, 22 (vinte e dois) pacientes estão internados e o município registra 125 (cento e vinte e cinco) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 80 (oitenta).

Barreiras contabiliza hoje 29.507 (vinte e nove mil quinhentos e sete) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 17.831 (dezessete mil oitocentos e trinta e um) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 04 de abril de 2021.

Melchisedec Alves das Neves

Secretário Municipal de Saúde