Barreiras realiza mais de mil cirurgias durante mutirão de Catarata e Pterígio no final de semana

Sem fila de espera. É assim que a prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, encerra 2023, com a realização de mais um mutirão para cirurgias de catarata e pterígio. No sábado (25) e no domingo (26), mais de mil pacientes que já estavam agendados foram atendidos no Hospital Municipal Eurico Dutra por uma equipe multiprofissional. Antes, na triagem, foram feitas limpeza de lente e classificação dos que necessitavam passar pelo procedimento cirúrgico. Com o trabalho, a Secretaria de Saúde fechou a agenda de mutirões para este ano.

“O grande objetivo é garantir qualidade de vida a trazer oportunidade das pessoas voltarem a enxergar e terem condição de viver a sua vida de forma normal. É uma alegria para nós da Secretaria de Saúde que todos os dias, através da Central Integrada de Regulação, buscamos diminuir a fila de espera de cirurgias eletivas. Finalizamos o ano com esse último mutirão do ano muito felizes porque neste mês de novembro zeramos a fila de cirurgia de catarata e também de pterígio, claro que a partir de agora vai abrir agenda, dezembro inicia de novo uma lista e as cirurgias começam a ser feitas no próximo ano”, diz a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues.

O mutirão é mais uma ação que está dentro do projeto “Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora”, desenvolvido pela gestão municipal. Pessoas de diversas idades e moradoras de diferentes bairros de Barreiras passaram por procedimentos e já receberam os primeiros cuidados pós-cirúrgicos. Agora a próxima revisão será com 30 dias.

Para o caseiro, Edjalme Pereira da Rocha, o mutirão foi uma oportunidade dele voltar a trabalhar com mais tranquilidade, sem os incômodos causados pelo pterígio. “Foi muito bom porque consegui resolver esse problema. Meu olho coçava e inchava bastante, colocava colírio e não resolvia. Parabenizo a Secretaria de Saúde pela ação importante para atender pessoas como eu que não têm condições de fazer a cirurgia no particular. O município foi muito útil porque existem lugares que não dão essa oportunidade que estamos tendo aqui hoje”, conta Edjalme.

Dircom/PMB – 27.11.2023