Barreiras é a cidade que mais gerou empregos na Bahia, depois da capital, Salvador

Entre as cidades da Bahia, com exceção de Salvador, Barreiras foi a que mais gerou empregos nos dois primeiros meses de 2019. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e revelam que em janeiro e fevereiro a Bahia gerou 7.710 novos postos de trabalho. Barreiras foi responsável pela geração de 503 novas oportunidades de emprego, enquanto que Salvador, responde por 1.160 novas vagas.

A notícia foi recebida com otimismo pelo prefeito Zito Barbosa que aponta o Programa macro criado pela atual gestão, Desenvolve Barreiras, como o principal fator que contribuiu para geração de novos postos de trabalho no Município. “Estamos realizando o maior programa de obras já executado por uma prefeitura em todo o estado, já são mais 40 obras em construção, escolas, creches, praças, unidades de saúde, quadras poliesportivas, pavimentação asfáltica e canais de macrodrenagem que estão oportunizando novas frentes de trabalho, isso representa um impacto direto na qualidade de vida das famílias barreirenses, gerando novos empregos e o aumento da renda”, avaliou.

Dentre os 14 projetos que integram o Programa Desenvolve Barreiras, além daqueles que instrumentalizam as ações da Prefeitura na geração de empregos, como o Pavimenta Barreiras, Educa Barreiras, Vale Produtivos entre outros, há os projetos focados na atração de investimentos da iniciativa privada, como Barreiras Investe e Facilitando. “O dinamismo dos nossos projetos e o empenho da nossa equipe tem materializado a realização de eventos importantes e implantado novos como o Festival Primavera de Negócios e Entretenimentos, bem como facilitado a atração de novos investimentos no município, como o Parque Sertão Solar Barreiras da Atlas Energy. Assim, seguimos gerando empregos diretos através de investimentos públicos e atraindo a iniciativa privada para ser parceira na oferta de postos de trabalho”, finalizou Zito Barbosa.

Considerada a Capital do Oeste, a cidade vive um momento de grandes avanços no setor público com ações ininterruptas de melhorias e construção de novas estruturas destinadas à saúde, educação e bem estar. A requalificação do Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade após quase 10 anos fechado, foi uma entre várias obras que a Prefeitura tirou do papel e colocou em prática. Durante o mês de maio, aniversário do Município, uma das principais reivindicações dos moradores do bairro Morada da Lua de Cima foi atendida, com o anúncio da pavimentação asfáltica do local.

Além disso, a população foi presentada com a assinatura do termo de autorização para licitação e execução da construção da nova estrutura da Feira Livre da Vila Rica, da reforma do Estádio Municipal Geraldão e da requalificação do Centro Histórico da cidade. Todas estas obras, somadas à construção de 48 novas sala de aula, 14 quadras poliesportivas, 11 postos de saúde, entre avanços na infraestrutura como a pavimentação asfáltica dos bairros Mimoso, ACM e Sombra da Tarde e o início da construção do canal da Santa Luzia, consolidam Barreiras como potencial geradora de novas frentes de trabalho.

Geração de emprego da Bahia – Juntas, as dez cidades baianas que mais geraram empregos na Bahia no mês de fevereiro passado, segundo dados do Caged, somam 4.335 vagas formais. O topo do ranking fica com Salvador (1.160 vagas geradas), seguida de Barreiras (503), Lauro de Freitas (476), Camaçari (415), Santo Antônio de Jesus (390), Luis Eduardo Magalhães (389), Alagoinhas (273), Brumado (270), Entre Rios (240) e, por fim, Feira de Santana (219).