Barreiras debate sistema único de assistência social durante conferência

foto1

Representantes da Prefeitura de Barreiras, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, lideranças comunitárias, legislativo, conselheiros e beneficiários de projetos sociais, participaram ativamente dos debates da VIII Conferência Municipal de Assistência Social realizada, na sexta-feira e sábado, 9 e 10, no Colégio Municipal Padre Vieira.  Durante os dois, foram discutidos os serviços prestados por meio do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, a gestão e captação de recursos.

“Nós não conseguiremos atender ao cidadão, e ao direito do cidadão se não pensamos nas estruturas organizacionais e em maneiras de financiar porque sem recursos não podemos fazer nada”, destacou Maria Celeste Gomes, representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.

A diretora do Colégio Padre Vieira destacou a importância da utilização da escola como espaço de mobilização comunitária.

“Nós do Colégio Padre Vieira estamos honrados em receber a conferência. Sabemos que as políticas públicas devem ser discutidas com a participação de todos e a escola é uma ferramenta. Há tempos atrás, não poderíamos recebê-los aqui porque o espaço estava deteriorado. Se não fosse a ação da Prefeitura, com a reforma, não teríamos condições nem mesmo de iniciar as aulas”, disse a diretora Genilda Rocha.

foto2

Para chegar à VIII Conferência, a Prefeitura de Barreiras realizou reuniões anteriores com os integrantes dos programas sociais, beneficiários e sociedade civil organizada. Os participantes puderam perceber a importância do debate na mobilização de novas políticas de assistência social e na ampliação das já existentes.

“Todos devem falar o que esperam do SUAS na nossa cidade, tirar a dúvidas e ver o que está funcionando ou não. O pessoal vê a ação social como olho enviesado, mas nós aqui cuidamos do direito do cidadão”, disse a secretária do Trabalho e Promoção Social Antônia Pedrosa.

As resoluções da Conferência farão parte das propostas para a etapa estadual e Barreiras contará com quatro delegados como representantes.