10º BEIC em parceria com Educação Municipal entrega certificados de participação a estudantes da Escolinha de Trânsito

Nesta terça-feira (19), 78 estudantes de três escolas municipais receberam os certificados de participação do Projeto Agente Mirim do Trânsito realizado pelo 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação – BEIC, em parceria com a Prefeitura de Barreiras, por meio das Secretarias de Educação e de Segurança Cidadã e Trânsito; Polícia Rodoviária Federal; Corpo de Bombeiros, Rotary Club; Auto Escola Camila e 10ª Ciretran. Os estudantes são da segunda turma da Escolinha do Trânsito, proposta que leva orientação sobre as leis e condutas no trânsito a alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I.

Receberam os certificados estudantes das escolas Palmira Pereira Farias; Santa Luzia e Miguel Pereira Gomes, do povoado do Tatu. Por meio de apresentações de dança, jogral e teatro os pequenos demonstraram os ensinamentos recebidos pela instrutora da Escolinha, Cabo Edilene Calazans, em sala de aula e na pista de treinamento onde foram transmitidas orientações socioeducativas sobre travessia em faixas de pedestres, placas de sinalização, ciclovia, vagas para estacionamento, veículos, motocicletas e pedestres.

“Por meio de projetos como este, a Polícia Militar da Bahia vem ensinar os valores morais, de comportamento e de conduta. Trata-se de uma oportunidade que dá às unidades escolares de repassar aos nossos alunos noções fundamentais para que saiam prontos e coloquem em prática os ensinamentos adquiridos, além de serem potenciais formadores de opinião, repassando a família e amigos o aprendizado”, destacou a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Aldeci Queiroz, representando o secretário, Jéferson Barbosa.

Projeto pioneiro na Bahia, a Escolinha de Trânsito já formou 389 crianças de sete a nove anos de idade como agentes mirins de trânsito. “A maravilha deste projeto é a conectividade entre as organizações parceiras porque a gente passa a crescer e evoluir juntos. O que a gente deseja é potencializar este projeto e gerar novos como forma de nos aproximar da sociedade”, disse o comandante do 10º BEIC, tenente coronel, Ivã Antônio.

Além de representantes dos parceiros no projeto Escolinha de Trânsito, professores e equipes pedagógicas das escolas, participaram da cerimônia realizada no pátio do 10º BEIC os vereadores Valdimiro José e Ben-Hir Aires.

Dircom/PMB – 19.09.2023